Experiência do usuário e novidades nos meios de pagamento: fatores que impactam nas vendas - CDL POA

Experiência do usuário e novidades nos meios de pagamento: fatores que impactam nas vendas

Estar atento à jornada de compra do cliente e acompanhar as tendências dos meios de pagamento podem fazer a diferença quando o assunto é conversão

Um dos pontos mais comentados nos últimos tempos, quando se fala em jornada do cliente, é a experiência do usuário. As empresas que se preocupam com isso têm mais chances de conversão e, consequentemente, aumento de vendas. Da mesma forma, o checkout de pagamento é outro aspecto que merece atenção, visando facilitar a compra do usuário, seja com acesso biométrico ou em recursos como “compra com 1 clique”.

A experiência do usuário é importante para garantir melhores resultados para a empresa. Se um checkout possui um formulário de cadastro muito extenso ou se as páginas de um e-commerce demoram para carregar, por exemplo, pode ser que o cliente desista de uma compra. Por conta disso, é fundamental avaliar constantemente os recursos utilizados no momento do pagamento, com o objetivo de verificar se há alguma falha.

Nos últimos dois anos o estilo de vida dos consumidores mudou e acelerou ainda mais o comércio online. Assim, muitas pessoas que antes não consumiam de lojas virtuais passaram a consumir e, além disso, muitas empresas digitais também começaram a surgir. Para garantir que a jornada do consumidor seja positiva é fundamental adaptar todos os seus canais para oferecer a melhor experiência aos usuários.

Pensando nisso, as empresas precisam oferecer cada vez mais opções para a compra, oferecendo segurança e praticidade aos clientes. Entre os principais meios de pagamento “mais recentes” estão: WhatsApp Pay, Pix, QR Code, Totem de Autoatendimento, Contas Digitais e Pagamentos Contactless.

Além de pensar em diferentes formas de pagamento para os consumidores, seja através de cartões de débito e crédito ou Pix, por exemplo, as empresas também devem estar atentas ao interesse dos clientes. Dessa forma, oferecer crediário próprio pode ser uma solução interessante para considerar entre os meios de pagamento que a empresa aceita. 

Agilidade e segurança: os meios de pagamento e a experiência do usuário

O consumidor quer navegar em um site onde as páginas carregam normalmente, em que ele consiga encontrar as informações que procura e, ainda, que seja responsivo – ou seja, que se adapte aos diferentes formatos de tela, computadores, tablets e celulares. Portanto, é fundamental garantir a qualidade do site da empresa para ter aumento das conversões.

Por outro lado, também é essencial acompanhar as tendências relacionadas aos meios de pagamento. O Pix, por exemplo, é cada vez mais aceito nos estabelecimentos (sejam eles físicos ou digitais). Portanto, é importante que as empresas façam as adaptações necessárias para aceitar este meio de pagamento.

O mesmo acontece com os boletos. Se você já verificou que o seu cliente tem interesse em realizar parcelamentos em boleto, por exemplo, talvez seja o momento de conceder crédito para aumentar os seus resultados.

Quando se fala em diversificar os meios de pagamento, é importante lembrar que as empresas podem ser fornecedoras de crédito para seus clientes. Para isso é necessário uma boa análise e concessão de crédito, e isso a CDL POA oferece para suas associadas por meio das Consultas Positivas.

Data

11 julho 2022

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