Especialistas da CDL Porto Alegre debatem sobre a Black Friday 2020 - CDL POA

Especialistas da CDL Porto Alegre debatem sobre a Black Friday 2020

Especialistas da CDL Porto Alegre debatem sobre a Black Friday 2020

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NOVEMBRO, 2020

Notícias

Na última sexta-feira (20), o programa ‘Contraponto’, da Rádio Guaíba, promoveu um debate sobre a Black Friday 2020. Participaram da conversa, a diretora da CDL POA Jovem e diretora da ótica Vision, Bruna Mocellin, o diretor de varejo da CDL POA e gerente regional da Magazine Luiza, Geovane Konrarth, e o coordenador de estratégias digitais da Duo Studio Interativo, Daniel Stochero. Com apresentação e mediação do jornalista Fabiano Brasil, os convidados trataram dos desafios enfrentados pelo comércio devido à pandemia do novo coronavírus, que provocou de fechamentos definitivos de lojas à falta de mercadorias, e das expectativas para esta Black Friday. 

Bruna Mocellin acredita que, apesar de os lojistas terem enfrentado um ano difícil e estarem ressabiados, a Black Friday deste ano terá muita força. No caso da sua empresa, uma ótica, considerada um serviço essencial, houve um forte investimento no online e espera-se ter vendas significativas na data da promoção.  

Para ela, Black Friday demorou muito para se popularizar no Brasil e foi somente a partir da penúltima edição que passou a ganhar mais força. Antes disso, algumas empresas tentaram fazer uma cópia do que acontecia nos Estados Unidos, acabaram realizando promoções mal feitas e prejudicando a imagem da Black Friday no Brasil. “Como lojista, tenho percebido que no Brasil, nos últimos dois anos, tem se construído uma imagem da Black Friday, uma visão mais real e com descontos verdadeiros”, resume Bruna. Para a CDL POA Jovem, a orientação é entrar com muita honestidade na promoção para fazer um giro no estoque por um período especifico.  

A depender do segmento, a Black Friday pode ser utilizada para renovar os estoques, como no caso de Bruna, em que as coleções antigas, com produtos de qualidade, podem vendidas a preços vantajosos ao consumidor. No varejo tradicional, a empresária destaca que muitos consumidores aguardam o final do ano para realizar compras de maior valor agregado. Para ela, apesar de ter sido um ano complicado, a expectativa para a Black Friday 2020 é de crescimento e credita a isto o tempo que as pessoas ficaram sem consumir e os estoques que as lojas fizeram e não conseguiram vender durante o período que estiveram fechadas.  

No âmbito digital, em tempos de Black Friday, o trabalho aumenta. Segundo Daniel Stochero, esta é a melhor oportunidade de vendas do ano e, em 2020, não deverá ser diferente. Para ele, a Black Friday é uma tendência Global e digital. O empresário relembra que, desde março, o comportamento do consumidor tem mudado, houve um grande avanço na digitalização. “Foi um salto de 10 anos em poucas semanas. E pessoas que nunca haviam comprado online passaram a fazê-lo”, destaca. 

Para Stochero, a Black Friday virá com boas vendas, e as pessoas já estão na expectativa da promoção. Para ele, a polêmica negativa da Black Friday, conhecida como ‘metade do dobro’ é passado e tem se trabalhado muito para mudar esta ideia. Como se trata de uma data 100% externa, acabou causando impactos no mercado nacional, como nas vendas de Natal. Mas hoje, 10 anos após existir no Brasil, os lojistas já entenderam que a Black Friday deve oferecer vantagens reais e que as pessoas guardam dinheiro para investir na data. Hoje, consumidores e empresas compreenderam que a promoção deve ser verdadeira, inclusive são muito difundidos os mecanismos de denúncias para os casos de fraude.  

O empresário ressalta, ainda, que todos os segmentos devem participar, mesmo os pequenos ou os que não podem oferecer descontos interessantes, mas podem fazer combos, frete grátis ou oferecer brindes. A ideia é aderir e mostrar que está fazendo algo vantajoso. O risco é de o cliente migrar para outro fornecedor. 

A dica de Stochero, para o lojista, é negociar com os fornecedores para oferece ao consumidor final ou utilizar os produtos parados, mas de alta qualidade, na Black Friday. Para ele, mesmo com a pandemia e recessão econômica, existe a expectativa que as empresas irão conseguir retomar as vendas, e as pessoas estão segurando o dinheiro para conseguir realizar as compras.  Ele destaca que as redes sociais evoluíram muito que as estratégias devem ser muito bem feitas.  

Geovane Konrarth aponta que a situação é desafiadora para o varejo, pois, com a pandemia, as empresas tiveram que aprender novas formas de negociar e se comunicar com o cliente para obter outros caminhos que levam à efetivação de vendas e o fechamento de negócios. “Agora, temos uma nova surpresa que é a segunda onde se aproximando, como já ocorre na Europa, a dica é para que todos mantenham todos os cuidados redobrados neste momento”, adverte Konrarth.  

Em seu mercado de eletroeletrônicos e móveis, a Black Friday é uma das datas mais esperada pelos consumidores. A promoção foi criada para o sistema de varejo norte-americano, mas hoje tem seu espaço no Brasil e faz parte do calendário do lojista e do consumidor. As pessoas esperam para fazer as compras que mais pesam no seu orçamento. Konrarth relata que, no dia da Black Friday, costuma ir para o salão de vendas da Magazine Luiza, e conversar com os clientes. “As pessoas economizam por um ano ou dois para comprar sua televisão ou máquina de lavar. Existem sonhos nem tão grandes, como batedeiras. Mas é uma data muito especial para os clientes”, relata. 

Apesar do momento, com a falta de alguns produtos, a Magazine Luiza se preparou para a data e trará ofertas extraordinárias. A dica de Konrarth é trabalhar o time das lojas, a fim de que estejam preparados para dar a atenção a este cliente, que realiza seu sonho. Além do preço baixo, a empresa deve se preocupar com a experiência de compra. No Magalu, a comunicação via rede social é feita localmente pelos venderes da própria loja, por meio de vídeos que anunciam as promoções. 

 

Data

24 novembro 2020

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