Entidades setoriais recebem proposta de incentivo fiscal para áreas atingidas, pela Prefeitura de Porto Alegre - CDL POA

Entidades setoriais recebem proposta de incentivo fiscal para áreas atingidas, pela Prefeitura de Porto Alegre

As entidades empresariais da Capital estiveram reunidas na manhã desta quarta-feira (26), para a apresentação um novo projeto de incentivos fiscais para áreas atingidas pela enchente, apresentado pela Prefeitura Municipal. Pela proposta, que contempla algumas das reivindicações dos empreendedores locais, pretende beneficiar mais pessoas na isenção ou compensação de tributos. O encontro ocorreu no Centro Administrativo Municipal Guilherme Socias Villela com a presença do prefeito Sebastião Melo e do vice Ricardo Gomes.

O Executivo trabalha em um projeto de remissão do Imposto sobre a Propriedade Territorial Urbana (IPTU) e Taxa de Coleta de Lixo (TCL) até dezembro de 2024 para todos os imóveis diretamente atingidos, além de desconto para os que tiveram prejuízos indiretos. Para quem pagou em cota única ou já tinha pago a parcela de maio e junho, será possível solicitar o crédito para 2025.

Proposta semelhante vai beneficiar os profissionais que contribuem com Imposto sobre Serviços de Qualquer Natureza, relativo à prestação de serviços sob a forma de trabalho pessoal do próprio contribuinte (ISSQN-TP). Além disso, a prefeitura deseja dar isenção de ITBI para aquisição de segundo imóvel para beneficiários de programa governamental ou bônus moradia, já que este benefício era permitido apenas para aquisição do primeiro imóvel.

O secretário da Fazenda, Rodrigo Fantinel, explicou que a proposta aprovada no início do mês vai deixar de fora uma grande parcela de atingidos, pois é necessário alterar a Lei Orgânica do município, que atualmente regra que pessoas físicas ou jurídicas que têm dívidas com a prefeitura não podem receber benefício ou incentivo fiscal.

Participaram representantes da Associação Comercial de Porto Alegre (ACPA); Sindicato de Hospedagem e Alimentação de Porto Alegre e Região (Sindha), Câmara dos Dirigentes Lojistas de Porto Alegre (CDL POA); Sindicato dos Lojistas do Comércio de Porto Alegre (Sindilojas); Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel); Associação das Empresas dos Bairros Humaitá e Navegantes (AEHN); Associação dos Empresários do 4º Distrito (AE4D); Associação do Comércio do Mercado Público (ASCOMEPC); Sindicato Intermunicipal do Comércio Varejista de Combustíveis e Lubrificantes do RS (Sulpetro); e Associação Gaúcha de Supermercados (Agas).

 

 

Data

27 junho 2024

Compartilhe

Icone de telefone

Ligue e descubra a solução ideal para a sua empresa

51 3017 8000

Capitais e regiões metropolitanas
De segunda a sexta , das 9h às 18h.