Entenda a evolução dos produtos da CDL POA para a construção dos seus 60 anos de história
10
SETEMBRO, 2020
Notícias
No mês de agosto, a CDL Porto Alegre completou 60 anos. Ao longo do tempo, houve uma evolução surpreendente nos serviços oferecidos aos associados. Para resgatar este histórico, a Comunicação da CDL POA conversa com o Gestor Comercial da Entidade, Paulo Borba, que mostra o notável caminho percorrido na jornada de auxiliar o lojista porto-alegrense e gaúcho.
CDL POA: Como eram os serviços oferecidos de ‘auxílio ao crédito’ nos primeiros anos da Entidade?
Borba: Nas décadas de 1960 e 1970, usava-se um fichário manual. Para registrar o cliente, lojas preenchiam uma ficha e mandavam ao SPC (atualmente SCPC). As empresas, para consultar o nome do cliente, ligavam para a CDL POA e cada grupo de letras, J ao M, por exemplo, correspondia a um ramal.
Com o passar do tempo, quando começou a ficar mais habitual e tangível economicamente, a Entidade se informatizou no início da década de 1980. O que existia na época eram informações restritivas, o chamado negativo, que apontavam o débito do cliente no SCPC.
CDL POA: Qual foi o fator determinante para a evolução nos serviços oferecidos?
Borba: O fator determinante para a evolução dos produtos foi a informatização. Houve um avanço dos processadores de dados, das estatísticas, dos modelos preditivos, ou seja, o know-how de inteligência. Saímos de um sistema que era meramente consta/nada consta, para começar a trabalhar com visões de comportamento dos consumidores. Os chamados scores de dados, de crédito, de risco, de comportamento, de pagamentos, entre outros modelos, começaram a servir para que as empresas mitigassem bastante o risco nas vendas. Os modelos estatísticos começaram a fazer parte dos produtos.
Em uma terceira onda, foram desenvolvidos os serviços analíticos, que utilizam o conceito de Big Data e trabalham com uma grande disponibilidade de dados, sejam eles organizados, estruturados ou não. Informações estão disponíveis em redes socias, por exemplo, onde também há acesso para montagem de modelos estatísticos.
CDL POA: Como os serviços oferecidos de hoje auxiliam as empresas?
Borba: Hoje é possível avaliar, de forma muito previsível, o comportamento das pessoas, a tendência de compra e de pagamento. Deste modo, as empresas conseguem tanto ampliar suas vendas, como mitigar riscos, gerenciar a carteira de clientes e recuperar, com muito mais eficiência, os seus ativos. Os produtos de gestão oferecidos pela CDL POA compõem um leque de serviços de inteligência de comportamento, de modelos e de algoritmos que realizam previsões com muita tranquilidade. Atualmente, os serviços trazem um conhecimento para a cadeia de valor da produção de cada empresa, ou seja, para o ciclo de negócios.
CDL POA: Os serviços estão sempre ligados à concessão de crédito?
Borba: Não. As soluções que antes eram somente para crédito, hoje expandiram-se para prospecção de clientes, análise de mercado, análise com geoprocessamento, análise de risco e comportamento da carteira ativa ou inativa para recuperação de dívida.
No momento atual, CDL POA começa a navegar em outros campos, buscando a inovação com startups que tragam novos serviços voltados para o varejo, como a gestão de estoque, de vendas online, entre outras dores identificadas pela Entidade.
___________________________________________________
A CDL Porto Alegre reafirma seu compromisso em acolher as necessidades dos varejistas, auxiliando-os a transpor os entraves da disseminação do coronavírus. A Entidade tem a convicção de que a unidade do setor fará grande diferença neste momento tão delicado e de apreensão para todos. Com a atenção e a disponibilidade de cada empresário, para fazer a sua parte, o setor sairá ainda mais forte desta crise.