Empresários avaliam como está a retomada gradativa dos negócios em reunião da CDL POA
11
MAIO, 2020
Notícias
Na reunião virtual da Diretoria da CDL Porto Alegre desta segunda-feira (11), conduzida pelo presidente Irio Piva, cada dirigente apresentou um diagnóstico das vendas de suas empresas durante o período da pandemia do coronavírus. Dentre os membros, há diversos segmentos do comércio e de serviços, passando por vestuário, beleza, materiais de construção, pneus, alimentação, entre outros, com lojas de ruas e de shoppings centers, na Capital e no Interior do Estado.
A média de comercialização das lojas de serviços essenciais, que puderam estar abertas desde o início da crise, se aproxima a 50% do faturamento equivalente ao mesmo período do ano passado. Em alguns casos específicos, como materiais de construção, o percentual sobe, chegando próximo à normalidade, entre 80% e 90%. As lojas com filiais em outros municípios do RS apresentam resultados melhores, já que o isolamento social foi flexibilizado há mais tempo em diversas localidades do Interior do Estado, diante da ausência ou números muito pequenos de casos da doença. Para lojistas de shoppings ou empresas de pequeno e médio portes, que permanecem fechadas, as vendas estão praticamente zeradas, atingindo de 5% a 10% do total habitual, já que a comercialização tem acontecido exclusivamente por vendas online.
Segundo o presidente da Entidade, empresário do setor de materiais de acabamento, sua empresa mostra melhoras gradativas, semana a semana: “nossos números começam a dar sinais de normalidade e isso se deve ao entendimento da sociedade gaúcha sobre nova forma que precisamos levar nossas rotinas. As inúmeras medidas que aderimos para adequação a essa nova realidade em loja também foram determinantes para isso”.
Os diversos casos de enfrentamento da Covid-19 nos negócios, a partir dos relatos de empresários gaúchos, estão sendo contados por meio da ação Recrie o Varejo – parte da Campanha #VamosEmFrente conduzida pela CDL Porto Alegre. Com este projeto, a Entidade pretende auxiliar outros negócios a se prepararem para a retomada das atividades comerciais com mais força e novas estratégias.
___________________________________________________
A CDL Porto Alegre reafirma seu compromisso em acolher as necessidades dos varejistas, auxiliando-os a transpor os entraves da disseminação do coronavírus. A Entidade tem a convicção de que a unidade do setor fará grande diferença neste momento tão delicado e de apreensão para todos. Com a atenção e a disponibilidade de cada empresário, para fazer a sua parte, o setor sairá ainda mais forte desta crise.