Embedded Finance: saiba mais sobre a tendência que transforma empresas em bancos

Novidades no mercado financeiro possibilitam benefícios para o varejo

O Embedded Finance é uma forma de integração de um serviço financeiro ao portfólio de empresas que não atuam no mercado financeiro. Assim, empresas de serviços ou varejo podem começar a ofertar linhas de crédito e outras soluções para seus consumidores. Isso diminui o custo de aquisição de clientes e aumenta a oferta e expansão da carteira de novos consumidores.

Com o Embedded Finance, empresas de diferentes segmentos podem oferecer uma cartela de produtos como: cartões de crédito; cartões pré-pagos; pagamento de boletos; transferências entre contas bancárias; serviços de recarga e até empréstimos.

Benefícios financeiros para o varejo

A partir do Embedded Finance, empresas do varejo podem começar a oferecer serviços que tradicionalmente seriam encontrados somente nas instituições financeiras e, dessa forma, a tecnologia possibilita o aumento do leque de produtos e serviços ofertados nesses negócios e, consequentemente, ampliam as formas de recebimentos por parte das empresas.

A tecnologia funciona a partir do uso de Application Programming Interface (API)  que conecta sistemas, softwares e aplicativos para entregar aos usuários uma experiência mais familiar. Um dos principais objetivos dessa tendência é também auxiliar na tomada de decisões com base em dados, uma vez que todas as concessões são feitas a partir de uma análise prévia das informações dos consumidores.

Apesar do aumento das possibilidades, é preciso que as empresas estejam ainda mais atentas no momento de disponibilizar serviços financeiros, justamente para evitar a inadimplência e garantir o fluxo de caixa. Assim, se faz ainda mais importante que todas as operações sejam feitas após a realização de análise criteriosa das informações dos clientes interessados.

Assine a nossa Newsletter!

Fique por dentro das principais novidades do varejo, economia,
projetos de inovação e tendências do Rio Grande do Sul!

Você é associado à CDL POA?*

21 setembro 2022