O economista-chefe da CDL POA, Oscar Frank, foi escolhido o Economista do Ano 2021. A iniciativa, do Conselho Regional de Economia do Rio Grande do Sul (Corecon-RS), é um reconhecimento a economistas que atuam nos mais diferentes campos da profissão, engajados em atividades dos setores privado ou público, academia ou profissionais autônomos, no Rio Grande do Sul, e que tenham se destacado por sua contribuição no fortalecimento do desenvolvimento econômico regional ou nacional, através de análises críticas e inovadoras sobre assuntos relevantes e de interesse público.
Natural da cidade Cerro Largo, no Rio Grande do Sul, com 36 anos de idade, Oscar Frank lidera o Núcleo de Informações Econômicas da Câmara de Dirigentes Lojistas de Porto Alegre (CDL POA), desde 2018, sendo responsável pela geração de previsões para o Relatório FOCUS, do Banco Central e, atualmente, propiciou à Entidade varejista a quinta posição no Ranking de Projeções da Agência Estado por apresentar as estimativas mais próximas dos resultados divulgados para dois índices de inflação (IPCA e IGP-M), Taxa Selic e taxa de câmbio. Também atuou como economista sênior da FIERGS e professor da FADERGS. Graduado pela UFRGS, com mestrado acadêmico na mesma instituição.
A solenidade de entrega dos prêmios será realizada no dia 17 de dezembro (sexta-feira), às 19h30min, no Salão Nobre do Hotel Plaza São Rafael (Av. Alberto Bins, 514, Centro Histórico, Porto Alegre). Na oportunidade, também serão homenageados o “Economista de Destaque do ano”, o “Prêmio Corecon-RS de Reportagens de Economia 2021” – distinção às melhores reportagens de Economia do RS, nas áreas de mídia impressa, radiojornalismo e mídia digital -, e o “Prêmio Jornalista de Economia do Ano”.