Economia volta ao pré-pandemia
18
NOVEMBRO, 2020
Notícias
Após cinco meses de crescimento, a economia gaúcha voltou ao patamar pré-pandemia. Em setembro, o Índice de Atividade Econômica Regional do Rio Grande do Sul (IBCR-RS), calculado pelo Banco Central, avançou 1,06% sobre agosto e passou para 140,98 pontos, acima do patamar de fevereiro. As indústrias produziram 4,5% mais, o varejo elevou em 1,1% as vendas e o setor de serviços avançou 4%. Chamado de prévia do PIB, o indicador considera ainda agropecuária e impostos para o cálculo.
O resultado é importante, mas lembre-se de que, mesmo sem covid-19, o patamar da economia estava baixo no início do ano com a estiagem. Economista-chefe da Câmara de Dirigentes Lojistas de Porto Alegre (CDL POA), Oscar Frank observa que o Rio Grande do Sul ainda tem os piores resultados acumulados do país. Em 12 meses, o recuo é de 5,3%.
– Não se trata de uma volta à normalidade. Precisamos interpretar o resultado com muita cautela – pondera Frank.
Fonte: Jornal Zero Hora – Edição impressa em 17 de novembro de 2020
___________________________________________________
A CDL Porto Alegre reafirma seu compromisso em acolher as necessidades dos varejistas, auxiliando-os a transpor os entraves da disseminação do coronavírus. A Entidade tem a convicção de que a unidade do setor fará grande diferença neste momento tão delicado e de apreensão para todos. Com a atenção e a disponibilidade de cada empresário, para fazer a sua parte, o setor sairá ainda mais forte desta crise.