Em meio a grandes eventos e excesso de conteúdos no ambiente digital, empresas precisam buscar estratégias para atrair a atenção dos clientes
A Economia da Atenção fala sobre a dificuldade e importância de enviar a mensagem da empresa para os consumidores no meio digital em meio a tantas publicações, ou eventos, como nesse ano, com a Copa do Mundo, Natal e as demais festividades, por exemplo. Com isso em mente, elaborar estratégias capazes de passar mensagens com mais clareza e que chamem a atenção dos consumidores é fundamental para aumentar as vendas e, consequentemente, o faturamento.
De modo geral, o conceito da Economia da Atenção está diretamente vinculado à dificuldade de reter o olhar dos clientes por um tempo significativo, de forma a atraí-los com o objetivo de divulgar a empresa e também gerar conversões. Com o aumento do fluxo de informações, principalmente no digital, é necessário que os negócios busquem se diferenciar dos demais para que seja possível surpreender o consumidor e, a partir disso, buscar uma aproximação.
Diferentes pesquisas buscam entender o comportamento digital dos usuários e, recentemente, um estudo constatou que os brasileiros passam mais da metade de suas vidas na internet – com destaque para plataformas de entretenimento e redes sociais. As estratégias voltadas para a Economia da Atenção estão diretamente vinculadas ao marketing e envolvem pelo menos três pilares importantes: foco no digital; uso de ferramentas e individualidade.
Atenção do Consumidor é foco de estudo exclusivo da CDL POA
Em tempos de renovação de estratégias de marketing e pesquisas sobre a Economia da Atenção, a CDL POA lançou o estudo exclusivo ‘Copa do Mundo, Black Friday e Natal: quem ganha a atenção do consumidor?”, com o objetivo de desvendar o comportamento Divulgação do estudo de final de ano de consumidores e empresários da Capital e da Região Metropolitana. O levantamento também buscou informações relevantes sobre os hábitos dos consumidores, como: saúde financeira, perspectivas para o final de ano e aplicabilidade de recursos.
Sobre os principais canais de comunicação dos consumidores com as marcas, o estudo da CDL POA verificou que a maioria (45,8%) das pessoas ainda indica que a televisão é um dos maiores meios de influência para o consumo, em seguida ganham destaque as notificações de aplicativos (42,4%), a vitrine das lojas (26,9%) e o Whatsapp (18,9%). Além disso, a pesquisa também verificou que a maior parte dos consumidores (36,7%) têm comprado mais online do que presencial.
Neste sentido, o varejista também deve investir em estratégias, incrementando ações para atrair e surpreender ainda mais seu público. O estudo pode ser acessado aqui.