Dual Branding para impulsionar seu negócio - CDL POA

Dual Branding para impulsionar seu negócio

Estratégias de marca vêm em uma variedade de diferentes formas e tamanhos hoje. Dual branding, ou branding complementar, é apenas um exemplo de como duas marcas (ou mais) podem expandir seu alcance e atingir um público compartilhado.

Com o Dual branding, duas empresas se unem para promover uma à outra e adicionar à identidade de uma marca existente. Diferentemente do co-branding, onde as empresas trabalham juntas no desenvolvimento de um novo produto conjunto, o dual branding usa produtos e serviços já existentes de cada uma.

Betty Crocker e Hershey’s se complementam com uma estratégia de marca dupla quando a Hershey’s recomendou fazer brownies de chocolate com a mistura Betty Crocker. Ao mesmo tempo, Betty Crocker recomendou adicionar a Hershey’s como a marca preferida para brownies extra achocolatados.

O resultado? Duas empresas com melhor reconhecimento de marca e impacto.

Estratégia de Duas Branding

O Dual branding geralmente envolve uma empresa recomendando outra marca como o acompanhamento ou complemento perfeito para seu produto. Em alguns casos, também pode envolver uma empresa vendendo os produtos de outra.

Usado corretamente, o dual branding é uma excelente maneira de duas empresas colaborarem e criarem valor único para seus respectivos clientes. Em muitos casos, a estratégia também é uma maneira valiosa para uma empresa menor e em crescimento ganhar reconhecimento ao fazer parceria com uma organização maior.

Marketing Dual

Marketing dual, ou marketing de distribuição dual, não é exatamente o mesmo que dual branding. Mas estratégias de dual branding frequentemente envolvem algum marketing dual. Com dual branding, vários elementos de diferentes empresas se juntam para criar uma proposta de valor única para um cliente.

O McDonald’s oferece produtos da Coca-Cola como sua bebida preferida para quem gosta de uma refeição fast-food.

A adição da marca Coca-Cola à empresa McDonald’s significa que o McDonald’s pode usar o logotipo da Coca-Cola, ativos de marketing, produtos e pontos de venda exclusivos para aprimorar sua própria oferta.

Ao mesmo tempo, a Coca-Cola consegue se anunciar como a bebida oficial do McDonalds, alavancando estratégias de marketing de distribuição dupla para anunciar as duas empresas juntas.

O marketing duplo envolve duas empresas trabalhando juntas em uma estratégia de publicidade, mas não inclui necessariamente a combinação de vários elementos de marca ou produtos.

Benefícios do Dual Branding

Exemplos de dual branding são evidentes em vários setores. Muitas empresas de tecnologia estão usando uma estratégia de dual branding desde 2020, para ajudar a dar suporte a funcionários e profissionais que trabalham em ambientes remotos.

Isso geralmente envolve empresas de webcam e viva-voz anunciando ferramentas como o Microsoft Teams e o Zoom como o melhor software para seu hardware.

A Microsoft até tem sua acreditação “certified for Teams” para oferecer às empresas interessadas em um esforço de co-branding. Esse selo adicional de aprovação em um produto é semelhante a obter um certificado de uma organização governamental líder ou grupo regulatório.

Veja alguns benefícios do Dual Branding:

Redução de custos

Empresas podem reduzir parte do dinheiro que gastam em marketing. Elas podem acessar o material de marketing e o alcance uma da outra para se conectar com novos públicos, reduzindo custos e esforço.

Penetração de mercado

A maioria dos esforços de dual branding envolve trazer o impacto existente de outra empresa para a marca e identidade de outra organização. As pessoas podem não saber muito sobre a marca +Y, mas todos conhecem a Starbucks.

Ao anunciar “+Y da Starbucks”, a +Y ganha mais atenção de uma nova variedade de clientes, bem como um canal de distribuição adicional.

Diversificação

O propósito subjacente da marca dupla é reunir vários pontos de venda exclusivos em uma nova oferta de mercado, projetada para ajudar as organizações a capturar mais consumidores.

Reunir vários diferenciais ajuda a diversificar ambas as marcas e a dar a elas um lugar maior no setor escolhido.

Habilidades e conhecimentos especializados

Combinar duas marcas para uma estratégia de distribuição, marketing e conscientização de marca não significa apenas conectar logotipos e cores. Especialistas de ambas empresas podem se reunir para acessar a expertise de cada um e fazer a parceria ir ainda mais longe. 

Como fazer Dual Branding

Escolher a estratégia de dual branding certa começa com descobrir com qual empresa você vai trabalhar na sua nova campanha. Os melhores esforços de Dual Branding vêm de empresas complementares entre si.

No caso da Betty Crocker e da Hershey’s, uma calda de chocolate é um complemento perfeito para um brownie. mas nem sempre a conexão precisa ser óbvia.

Em vez de escolher um parceiro de marketing com base em seu setor, as empresas devem pensar em encontrar uma marca benéfica para sua imagem. Sua empresa é uma marca de roupas de luxo, uma organização divertida e imatura? Um negócio sofisticado?

Escolha uma marca com uma identidade complementar para impulsionar sua imagem e pense sobre o tipo de produto que você deve combinar. A parceria precisa oferecer algo valioso aos clientes. Isso não precisa significar criar um produto totalmente novo, mas fazer um esforço de co-branding pensando no cliente.

Cuidados com o Dual Branding

A estratégia envolve combinar seus ativos e estratégias com outras empresas. Isso significa que sempre há uma chance de você acabar descobrindo que as duas entidades que você está tentando combinar simplesmente não se misturam.

Para garantir que você aproveite ao máximo sua estratégia de marca dupla, lembre-se de se concentrar em:

Due diligence

Antes de concordar em fazer uma conexão com qualquer empresa, certifique-se de aprender o máximo que puder sobre a marca. Quais são seus valores, o que eles representam e se a identidade está alinhada com a sua própria empresa.

Compromisso

Esteja pronto para dedicar tempo para criar estratégias que façam sentido. Esses esforços nunca devem ser apressados. Faça sua pesquisa de mercado e aprenda mais sobre o que seu público compartilhado precisa.

Comunicação

A comunicação constante entre as duas marcas é absolutamente essencial. Isso ajuda a garantir que ambas as empresas permaneçam na mesma página quando se trata de destacar valores e propósitos específicos da marca.

 

Com os cuidados e a estratégia correta, o dual branding pode ser uma ferramenta valiosa para sua empresa. Antes de se apressar em uma colaboração com outra empresa, certifique-se de que você está se alinhando com uma organização que vai melhorar e dar suporte à imagem que você quer construir. Se a conexão entre vocês azedar com o tempo, certifique-se de que você está pronto para dar um passo para trás.

Quer receber todo nosso conteúdo para desenvolver as estratégias para seu negócio? Assine nossa newsletter abaixo e receba insights periódicos Para o Seu Negócio.

Data

06 janeiro 2025

Compartilhe

Icone de telefone

Ligue e descubra a solução ideal para a sua empresa

(51) 3017-8008

Capitais e regiões metropolitanas
De segunda a sexta , das 9h às 18h.