‘Do presente ao sentimento de presença’ como serão os últimos dias antes do Natal 2020 em Porto Alegre - CDL POA

‘Do presente ao sentimento de presença’ como serão os últimos dias antes do Natal 2020 em Porto Alegre

‘Do presente ao sentimento de presença’ como serão os últimos dias antes do Natal 2020 em Porto Alegre

21

DEZEMBRO, 2020

Notícias

CDL POA lança estudo para a data comemorativa apresentando hábitos de consumo e comportamento durante a pandemia, e insights aos lojistas para a reta final das vendas

 

Em um ano totalmente atípico, como 2020, o Natal ganha novas formas de celebração e cresce o valor estimado aos bens imateriais. Às vésperas da data comemorativa com maior impacto de movimentação financeira no comércio e diante das constantes oscilações no mercado frente à pandemia do coronavírus, a CDL Porto Alegre lança o estudo de Natal “Do presente ao sentimento de presença”. O levantamento realizado pela Vitamina Pesquisa faz um diagnóstico dos hábitos de consumo e de comportamento na Capital gaúcha, e propõe estratégias aos lojistas para aproveitarem os últimos dias antes da data, recuperando receita e vendendo mais.

Para o Natal de 2020, mais do que em qualquer outro ano, a presença receberá um valor inestimável, mesmo que não seja possível para todas as famílias estar perto fisicamente. As restrições quanto à presença impactarão em uma nova forma de celebrar: em grupos menores, virtualmente, com gestos simbólicos, na escolha de presentes que toquem o coração de pessoas e que carreguem consigo o valor das relações interpessoais.

O Estudo da CDL POA aponta as palavras que melhor definem o Natal em Porto Alegre neste ano: ‘família’ e ‘saudade’. As privações sofridas no período levaram mais de 90% dos entrevistados a demonstrarem intenção de reunir seus familiares nesta data comemorativa, mesmo que de forma adaptada, utilizando a tecnologia. Cerca de 40% do público da pesquisa também afirma que enviará presentes para as pessoas queridas. E no topo da lista dos desejos para este Natal estão ‘cura da covid’, ‘vacina’ e ‘saúde’.

Quando a pesquisa se debruça sobre o cenário atual, surgem dados importantes sobre a perda e a manutenção da renda em Porto Alegre. Mais de 44% das pessoas mantiveram seu emprego com os mesmos proventos; 18% permaneceram no trabalho, mas com redução de remuneração; e 11% perderam o emprego. As classes sociais B e C foram as mais impactadas economicamente. Se observado o comportamento dos porto-alegrenses frente ao ambiente de pandemia e o isolamento social, fica claro o esgotamento das pessoas. A maioria já está de volta às atividades, seja por demanda essencial, de trabalho ou por convívio social: 48% sai o mínimo necessário; 46% já flexibilizou um pouco mais a rotina; 3% já voltou normalmente às atividades; e 2% se diz em isolamento total.

Apesar do ano de dificuldades, o cenário de privação estimulou um maior controle das despesas para grande parte das pessoas consultadas, justificando a possibilidade de consumo no Natal. Assim, 50% pretendem comprar porque reduziram gastos durante o ano, 40% dizem que a disponibilidade de compra independe do cenário e 10% não pretendem gastar. Mesmo com uma intenção de compra consistente, de maneira geral, algumas mudanças são registradas, como a propensão em reduzir o valor desembolsado por presente, diminuir a quantidade de produtos adquiridos, enxugar gastos com o local da celebração e economizar com os cuidados pessoais e a ceia.

Semelhante ao ano passado, neste Natal os presentes terão uma média entre R$ 201 e R$ 500 para a maior parte dos consumidores (40%), com destaque para o aumento mais significativo na quantidade de presentes de até R$ 50 – 4 p.p. em relação a 2019 –, chegando a 5% das intenções de compra. Roupas estão em primeiro lugar na lista dos presentes adquiridos para a data, com 76%, seguidas de brinquedos (52%), acessórios (32%), perfumaria (30%), calçados (25%), entre outros, lembrando que esta alternativa aceitava múltipla escolha. As lojas de rua continuam sendo o lugar preferido para a escolha dos presentes, reunindo 32% dos entrevistados, e as compras pela internet, consolidadas durante a pandemia, triplicaram as intenções de consumo em relação a 2019, com 16% da preferência.

Os novos significados para a presença e o presente impactam também na forma do lojista ver o Natal, podendo implementar ações mais humanizadas, cuidados com atendimento, novas formas de comercializar e atuação no digital mais forte. Mesmo em um ano tão desafiador, o Natal continua sendo uma oportunidade singular de faturamento, principalmente se atrelada à tecnologia e ao digital, já que os consumidores confirmaram que a divulgação ativa de produtos em rede social, envio de catálogo online e vendas por WhatsApp facilitam e estimulam as compras.

As mudanças virão até o último momento deste ano e o significado do Natal estará mudando e se fortalecendo nas relações humanas até lá. Por isso, as alternativas de comercialização para os lojistas se ampliam com a proximidade da data e cada dia a mais de loja aberta será uma oportunidade extra de fazer o Natal ser mais simbólico do que nunca, mais presença e com mais presentes.

 

Data

21 dezembro 2020

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