Diretoria da CDL POA discute panorama do varejo - CDL POA

Diretoria da CDL POA discute panorama do varejo

Nesta segunda-feira (05/09), a diretoria da CDL POA participou de reunião-almoço, na sede da Entidade. O encontro, que acontece quinzenalmente, foi aberto pelo presidente, Irio Piva, que deu as boas-vindas aos presentes e abriu a palavra para que os empresários pudessem fazer um balanço de seus negócios. A pauta do dia também contou com uma profícua troca de informações, além de um balanço de vendas, atualizações legislativas e assuntos internos da Entidade. 

A primeira empresária a falar foi a vice-presidente da CDL POA, Nilva Bellenzier, CEO da Bellenzier Pneus. Seguida por Carlos Klein, da Via Condotti; Tiago Jacobus, da Compass; César Augusto Camargo, da Fattoria 888 e Tropicatto; Sérgio Galbinski, segundo vice-presidente da CDL POA, presidente da AGV, CEO da Casa Louro e Muda Muda; Ricardo Oliveira, da Ferragem Thony; Octávio Scheibe, da Casa do Pão de Queijo; Edson Borba, da Hope; e David Lasevitch, da Hering. O encontro contou, ainda, com dois representantes da CDL Jovem, Diego Cobalchini, da Sulina Iluminação, Fabian Diáz, da V4 Company, que muito contribuíram para a troca de experiências. Os gestores da CDL POA, Rafael Guerra, Marketing e Inovação; Virgínia Menezes, Jurídica; e o Superintendente da CDL POA, Maico Renner, também colaboraram com informações relevantes para a discussão.

Um panorama positivo e de crescimento despontou entre todos os segmentos representados, que envolvem vestuário, material de construção, tecnologia, pneus, entre outros. Os lojistas fizeram comparações em relação ao ano passado e também a 2019, momento que antecedeu a pandemia e que fragmentou alguns setores do varejo. O vestuário, em especial o masculino, foi o que mais cresceu, dentre os presentes, devido ao Dia dos Pais, celebrado em agosto, conforme relatou Carlos Klein. 

Algumas variáveis que envolvem aquisição de maiores estoques, por causa da inflação, e formação de preços que respeitem os valores de reposição dos produtos foram debatidas entre os participantes, em especial por Edson Borba, que iniciou o assunto, seguido por  Irio Piva e Ricardo Oliveira. Segundo os lojistas, em alguns negócios que permitem grandes estoques, a inflação pode até parecer vantajosa, entretanto, deve-se observar os custos atualizados para a reposição das mercadorias. O controle de custos tem sido um grande desafio do mercado, segundo Borba, que observou as vantagens das compras à vista, com desconto, especialmente antes da troca de tabela. Entretanto, pontuou Piva, a formação de preço deve levar em conta não somente o valor de compra do estoque, mas o valor de reposição, de outra forma a empresa terá prejuízos. 

O encontro também foi muito rico dentro da temática de atração do consumidor para o ponto físico, pois existe um movimento de conversão que o digital não é capaz de atingir, especialmente quando a venda é mais consultiva, ou seja, que necessita de mais explicações técnicas. Em relação às vendas por meio do e-commerce, os diretores falaram de como a ampla concorrência está tornando cada vez mais altos os investimentos de impulsionamento digital. Diego Cobalchini, da Sulina Iluminação, foi quem trouxe o assunto. Segundo seu relato, ele passou a avaliar os clientes que entram em sua loja, proporcionando uma experiência, diminuindo o foco somente no produto. O empresário, diz estar utilizando o digital e o presencial de forma mais simbiótica, ou seja, usando o primeiro para chamar os consumidores a visitarem a experiência de seu espaço físico, o que tem dado resultados muito bons.

Fabian Díaz, da V4 Company, levantou a discussão sobre o aumento da concorrência dentro do universo digital, o que tem encarecido muito os impulsionamentos nas plataformas online. O tema foi amplamente debatido, inclusive pelos empresários do vestuário, Carlos Klein e David Lasevitch que trouxeram a informação de que, neste segmento, o e-commerce vem caindo desde o fim das restrições impostas pela pandemia e, por outro lado, os custos dos digitais têm subido muito.

Mais uma vez, os varejistas diretores da CDL POA trouxeram a inovação para a discussão, enfatizando não se tratar apenas de descobertas tecnológicas, mas nos diversos âmbitos de aplicações de forma pragmática, conforme descreveu Octávio Scheibe. O presidente da CDL POA, Irio Piva, lembrou que se deve fazer bem o que se está fazendo, com o olhar sempre voltado para o futuro. 

Outro assunto destacado no encontro pela gestora jurídica da CDL POA, Virgínia Menezes, foi a decisão de que cidadãos inadimplentes podem ser cobrados por uma dívida depois de cinco anos, segundo deliberação da 17ª Câmara de Direito do TJ-SP (Tribunal de Justiça de São Paulo). A cobrança poderá ser feita de forma administrativa e amigável, sem ação judicial, e o nome do devedor poderá figurar nos cadastros de proteção ao crédito. De acordo com a decisão, o entendimento é de que a dívida pode permanecer em plataformas de renegociação de dívida, como Super Feirão Zero Dívida do SCPC Boa Vista, desde que não haja publicidade do débito para terceiros, ou seja, que só o devedor possa visualizar.

Ao final, o economista-chefe da CDL POA, Oscar Frank, destacou que o PIB do segundo trimestre foi uma surpresa positiva (3,2%) e que este resultado pode trazer perspectivas mais otimistas para 2023. 

Data

06 setembro 2022

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