Diretoria da CDL POA debate as novas tendências para o comércio a partir da pandemia
25
MAIO, 2020
Notícias
Na reunião virtual da Diretoria da CDL Porto Alegre desta segunda-feira (25), conduzida pelo presidente Irio Piva, cada dirigente apresentou um diagnóstico das vendas de suas empresas nos primeiros dias da retomada do comércio na Capital, autorizada pelo prefeito Nelson Marchezan Júnior na última quarta-feira (20). Os shoppings centers tiveram o retorno de suas atividades na sexta-feira (22).
O grupo também detalhou as expectativas quanto ao futuro dos negócios a curto prazo e os novos hábitos de consumo. Dentre as alternativas postas em debate estão drive thrus para lojas de vestuário, diante da insegurança dos consumidores em frequentarem ambientes fechados, e vendedores à domicílio para compras mais personalizadas. As vendas entre os empresários giraram em torno de 20% a 30% nos últimos dias, com exceção do segmento de materiais de construção que atinge de 80% a 100% do faturamento habitual.
Para José Roberto Resende, vice-presidente da Entidade, tudo indica que haverá uma ressignificação dos espaços físicos no comércio, mais enxutos, para compras rápidas e objetivas. “A compra está ganhando novo significado, se fortalece cada vez mais o sentimento de valorização do produto local. Precisamos estar atentos e entender esses movimentos”, explicou Resende. Segundo o dirigente, o comércio é o reflexo da economia local e se o comércio vai bem, a indústria vai bem, e toda a sociedade se fortalece. “Estamos passando o que todos estão passando, muitas oportunidades virão, basta estarmos atentos”, finalizou.
___________________________________________________
A CDL Porto Alegre reafirma seu compromisso em acolher as necessidades dos varejistas, auxiliando-os a transpor os entraves da disseminação do coronavírus. A Entidade tem a convicção de que a unidade do setor fará grande diferença neste momento tão delicado e de apreensão para todos. Com a atenção e a disponibilidade de cada empresário, para fazer a sua parte, o setor sairá ainda mais forte desta crise.