Dia das Crianças no varejo brasileiro: cresce número de consumidores que pretende comprar presentes, aponta pesquisa da Boa Vista - CDL POA

Dia das Crianças no varejo brasileiro: cresce número de consumidores que pretende comprar presentes, aponta pesquisa da Boa Vista

Pesquisa realizada pela empresa de inteligência analítica Boa Vista, parceira de negócios da CDL Porto Alegre, revela que 76% dos consumidores manifestaram a intenção de comprar presentes para o Dia das Crianças, apresentando um aumento de 12 pontos percentuais em relação ao registrado pela mesma pesquisa em 2021. No entanto, apenas 28% dos consumidores têm a intenção de gastar mais na data em 2022 – representando uma queda de 15 pontos percentuais em relação às intenções declaradas no ano passado.

Por outro lado, 42% dos consumidores alegaram que pretendem gastar quantia similar ao ano de 2021, enquanto outros 30% afirmaram que gastarão menos. O valor médio pretendido pelo consumidor brasileiro para gastar na data será de R$ 221 – maior do que os R$ 195 registrados no último ano. Entretanto, mesmo entre aqueles que pretendem gastar menos, 87% acreditam ser importante comemorar a data.  Quase metade (47%) destes consumidores apontam a alta dos preços como motivo para reduzir os gastos, seguido por 41% que declararam a necessidade de contenção de despesas e 12% que tiveram redução de renda ou estão desempregados.

Preços e necessidades serão levados em conta

Em 2022, na hora da compra, 36% dos consumidores afirmaram que levarão os preços em conta, enquanto 29% apontaram que irão considerar a necessidade do presente como fator decisivo. Fatores como a qualidade (18%), o atendimento (10%) e as práticas de sustentabilidade das marcas (4%) também serão consideradas ao escolherem os presentes.

Ainda de acordo com a pesquisa da Boa Vista, o pagamento à vista será a prioridade de 59% dos consumidores, o que representa um crescimento de 6 pontos percentuais em relação a 2021. Para este grupo de consumidores, o meio de pagamento a ser utilizado será o cartão de débito e de crédito com parcela única, com 39% e 26% das menções, respectivamente. O PIX registrou 16% das menções. Já para os 41% dos entrevistados que pretendem pagar as compras de forma parcelada, a principal opção será o cartão de crédito, com 91% das menções. 55% pretendem parcelar suas compras em até no máximo três vezes, os demais em quatro ou mais parcelas.

“O cenário econômico é um pouco mais delicado ao consumidor por conta da inflação e do aumento nas taxas de juros. A renda está mais comprometida e vimos que a inadimplência das famílias cresceu num ritmo forte desde o início do ano, então, faz todo sentido que os preços estejam na frente numa escala de prioridades, da mesma forma que o consumidor prefira pagar as compras à vista”, diz o economista responsável pela área de Indicadores e Estudos Econômicos da Boa Vista, Flávio Calife.

Os itens de vestuários e calçados serão a preferência de 32% dos consumidores – registrando um aumento de 14 pontos percentuais em relação a 2021, seguido por brinquedos (31%) e eletrônicos (21%). 62% dos consumidores pretendem realizar a maior parte das compras em locais físicos, principalmente em lojas de bairro (46%), shoppings (31%), magazines (22%) e hipermercados (1%). Em paralelo, 38% dos entrevistados declararam que irão realizar a maior parte das compras para o Dia das Crianças em lojas digitais. Para 96% deste grupo de consumidores, as compras online representam um hábito adquirido ao longo do tempo, sobretudo durante a pandemia.

“Naturalmente, com a pandemia tendo ficado para trás, o varejo físico voltou a ganhar espaço, mas o varejo online continua sendo importante. Houve uma mudança de hábito no que se refere às compras online durante a pandemia e isso não se perdeu depois que as restrições deixaram de existir. Muitos consumidores, que antes tinham algum receio, com relação a fraudes ou algum tipo de prejuízo, experimentaram as compras online e perceberam que ela há uma série de vantagens, como comodidade, praticidade e segurança”, conclui Calife.

Metodologia

A Pesquisa Dia das Crianças 2022 – Pessoa Física, realizada pela Boa Vista, foi feita por meio de entrevistas online durante o mês de setembro. Contou com a participação de aproximadamente 500 consumidores de todas as classes sociais e regiões do país, inclusive aqueles que buscaram informações e orientações no site Consumidor Positivo da Boa Vista – www.consumidorpositivo.com.br. A margem de erro é de 3,6 pontos percentuais, para mais ou para menos, e o grau de confiança é de 90%.

 

Data

11 outubro 2022

Compartilhe

Icone de telefone

Ligue e descubra a solução ideal para a sua empresa

(51) 3017-8000

Capitais e regiões metropolitanas
De segunda a sexta , das 9h às 18h.

CDL POA
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.