Dez dicas para ter um atendimento de excelência

ABRIL, 2019

Já não é nenhuma novidade que o consumidor está mais exigente, informado e consciente. Além de produtos de qualidade, com um bom custo-benefício, ele busca, cada vez mais, boas experiências nos pontos de venda. Isso passa, por exemplo, por comodidades como estacionamento e facilidade de acesso à loja. Mas o ponto crucial continua sendo o atendimento. Ser bem tratado faz com que o consumidor não apenas retorne para adquirir mais produtos, mas atue como divulgador da marca e da loja que o tratou bem. Por isso, quem trabalha no varejo deve estar sempre atento às dicas para um atendimento de excelência.

1 – ATENDA BEM QUALQUER PESSOA

Não faça distinções. Não trate ninguém de um modo diferente por causa da roupa, do jeito de falar e, muito menos, por outros aspectos sociais. É importante atender bem, sem nenhuma impressão antecipada sobre quem entrar em sua loja.

2 – SORRISO É A ALMA DO NEGÓCIO

Sorrir não custa nada e só melhora a vida de quem sorri e de quem recebe o sorriso. Use e abuse de um sorriso sincero! Seja agradável e receptivo. Quando possível, chame o cliente pelo nome, mas cuidado para não forçar simpatia. O cliente percebe quando não é de verdade.

3 – NUNCA DEIXE UMA PESSOA ESPERANDO

Receba a pessoa na loja e retorne para o que estava fazendo se for o caso de concluir algum atendimento. Não deixe a pessoa esperando por muito tempo! Dê atenção ao seu cliente.

4 – DEIXE O CLIENTE CONFORTÁVEL

Receba bem o seu cliente, mas se preocupe, também, em deixá-lo confortável após a acolhida inicial. Em uma loja de roupas, por exemplo, não fique seguindo os passos do cliente. Entenda o tipo de consumidor que está na loja. Ele precisa das suas sugestões ou é do tipo que prefere olhar calmamente todas as roupas e depois, se for o caso, escolher algumas para provar?

5 – NUNCA DÊ UMA ORDEM AO CLIENTE

Seja sempre educado, sutil e cordial na comunicação com todas as pessoas. “Por favor, você poderia assinar aqui?” é muito mais educado e receptivo do que “Você precisa assinar aqui”.

6 – SEJA VERDADEIRO

Não minta para o seu cliente. Fale sempre a verdade, mesmo que seja desagradável e que você tenha que reconhecer alguma falha. Isso ajuda a criar uma forte relação de confiança.

7 – FIQUE ATENTO A RECLAMAÇÕES, QUEIXAS OU SUGESTÕES

Ouça o que o cliente fala, mesmo quando não forem comentários positivos sobre seu trabalho.

8 – NÃO ENTRE EM BATE-BOCA

Diante de um cliente agressivo, mantenha a calma, respire fundo e converse. Apresente argumentos sólidos. Nunca se exalte ou entre em um bate-boca.

9 – O AMBIENTE PRECISA SER AGRADÁVEL

O cliente prefere se sentir bem acolhido e estar em um ambiente agradável. Ele percebe tudo, inclusive a forma como os funcionários se relacionam entre si, como o gerente trata os atendentes, ou se o clima interno está bom. Tome cuidado para não chamar a atenção de um funcionário na frente de um cliente e, também, da equipe. Isso desmotiva a venda, tanto para quem compra, quanto para quem vende.

10 – SEJA PRESTATIVO

Ofereça aos seus clientes uma ajuda sincera. Se interesse pela necessidade dele, busque a melhor solução e o melhor produto para cada caso. Estabeleça um laço com o consumidor.

__________________________________________________________________________

Você também pode gostar de:

30 abril 2019