Desemprego na RMPA é o maior para julho desde 2008 - CDL POA

Desemprego na RMPA é o maior para julho desde 2008

A taxa para a região metropolitana de Porto Alegre subiu para 5,9%, a maior taxa para o mês de julho desde 2008, quando ficou em 6,0%. A taxa brasileira ficou em 7,5%, a maior para julho desde 2009, quando ficou em 8,0%.O mês de julho foi décimo terceiro mês consecutivo de aumento da taxa de desemprego da RMPA, na comparação com o mesmo mês do ano anterior. Os dados de julho de 2015 mostram:

  • Taxa de desocupação: 5,9% na Grande Porto Alegre, e 7,5% no Brasil;
  • Variação frente a julho/14: +1,6p.p. na Grande Porto Alegre, e +2,6 p.p. no Brasil
  • Média-móvel em 12 meses: 4,8% na Grande Porto Alegre, e 5,7% no Brasil.
  • Variação frente a junho/15, na média móvel em 12 meses: +0,1 p.p. na Grande Porto Alegre, e +0,2 p.p. no Brasil.

(em % da população economicamente ativa)

Fontes: IBGE.  Elaboração: AE/CDL POA.

Considerações da Assessoria Econômica

A taxa de desocupação mantém os sinais de uma tendência crescente nesse início de ano, como observado nas notas anteriores. A queda da população ocupada na RMPA, que começou a ser observada em junho, dá sinais de que há destruição de empregos, como já vinhamos observando no índice agregado nacional. Uma redução do número de pessoas ocupadas implica em uma menor quantidade de pessoas com poder de compra, pressionando negativamente o consumo das famílias.(var. % – igual mês ano anterior)

Fontes: IBGE.  Elaboração: AE/CDL POA.

Das sete regiôes metropolitanas estudadas pelo IBGE, a região de Porto Alegre apresentou a segunda menor taxa de desemprego em julho, acima apenas do Rio de Janeiro (5,7%). A região metropolitana de Salvador foi, novamente, a que apresentou a maior taxa de desemprego (12,3%), tendo apresentado a maior taxa desde março de 2013.

A crise atual não é uma crise isolada, pois são diversos fatores que influenciam o fraco desempenho do país. Para os próximos meses, fatores que afetam negativamente o comércio devem continuar a ocorrer, como taxa de juros elevadas, inflação elevada e mercado de trabalho com sinais de desaquecimento.

Victor Sant’Ana
Economista – Assessoria Econômica
victor.santana@cdlpoa.com.br
(51) 3017-8048  |  (51) 9825-0169

Política de Uso
Caso seja de seu interesse receber esse documento em versão digital, por favor entre em contato através do e-mail victor.santana@cdlpoa.com.br . A CDL POA permite a reprodução total ou parcial do conteúdo deste documento, desde que devidamente citadas fonte e elaboração. As análises contidas nesse documento são de única e inteira responsabilidade de seu(s) elaborador(es), não representando necessariamente a visão da instituição, seus diretores, procuradores e (ou) demais representantes legitimamente escolhidos conforme seu estatuto. A CDL POA e os autor(es) deste documento não se responsabilizam por quaisquer decisões e ações tomadas com base nas informações e análises presentes nesses informativos.

Data

20 agosto 2015

Compartilhe

Icone de telefone

Ligue e descubra a solução ideal para a sua empresa

(51) 3017-8000

Capitais e regiões metropolitanas
De segunda a sexta , das 9h às 18h.

CDL POA
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.