As avaliações e os comentários são fatores que influenciam diretamente na aquisição de uma mercadoria. Portanto, podem trazer mais credibilidade ou prejudicar a confiabilidade de um produto/marca.
Lembre-se de que uma empresa pode escrever o que quiser sobre seu item ou serviço, mas não consegue alterar uma avaliação de um consumidor sobre ele, e os compradores em potencial sabem disso.
Ainda não está convencido que essa estratégia pode ser fundamental para os bons resultados do seu negócio? Continue a leitura e saiba mais sobre a importância das avaliações e como incentivar o seu público a deixar as opiniões em seu e-commerce.
Qual é a importância das avaliações?
A impossibilidade de manusear o item e até mesmo experimentá-lo é uma das principais desvantagens do comércio eletrônico em relação aos estabelecimentos físicos. Em diversos casos, os consumidores podem até mesmo deixar de realizar as compras de modo online e preferem ir até as lojas por esse motivo.
No entanto, as análises efetuadas por compradores representam uma oportunidade para o comércio eletrônico contornar essa desvantagem e proporcionar a comodidade de aquisição sem a necessidade de se deslocar até um ponto físico.
Ao ler avaliações reais de pessoas que já compraram o produto, os consumidores obtêm uma perspectiva mais objetiva e confiável, o que reduz a sensação de risco e incerteza associada à compra online.
A validação é mais eficaz quando há a percepção de que outras pessoas tiveram experiências com o produto. Isso aumenta a confiança e, por conseguinte, amplia as chances de compra. Além disso, quanto mais informações sobre os produtos forem disponibilizadas, maior será a probabilidade de um consumidor adicioná-los ao carrinho e concluir a aquisição.
Páginas de produtos completas atraem mais visitas
Esse é um grande diferencial para empresas que querem ampliar as suas vendas online. Afinal, quanto mais informações dos itens, mais fácil será do consumidor identificar se a mercadoria em questão corresponde às suas necessidades.
Um bom exemplo é uma pesquisa chamada UPS Pulse of the Online Shopper™, realizada em 2017, nos Estados Unidos, e com os resultados reproduzidos por Rodrigo Carvalho, que aponta que 29% dos americanos usam a Amazon para começar a procurar sobre qualquer item que desejam comprar.
Com isso, se vê claramente que plataformas como essa são pontos de partida das buscas entre as pessoas, pois os usuários desejam descobrir o maior número de informações dos produtos, no menor tempo possível.
Feedback para marcas com insights valiosos sobre produtos e serviços
As avaliações contribuem tanto para os novos clientes, que possuem as suas dúvidas sanadas por outros consumidores e também são úteis para as marcas. Isso porque permitem que as empresas obtenham feedbacks sobre a qualidade de seus produtos, serviço ao cliente e experiência geral de compra.
Com base nessas informações, é possível identificar possíveis melhorias, corrigir problemas e aprimorar um produto ou serviço e, consequentemente, melhorar a satisfação do cliente, fortalecendo a sua reputação e fidelizando clientes.
Como incentivar as avaliações?
Pode-se perceber que nem todos os consumidores se sentem incentivados a compartilhar suas opiniões. Para estimular essa prática, é necessário adotar estratégias eficazes, como:
1. Solicitação proativa
Faça o envio de e-mails ou notificações solicitando a avaliação após a conclusão da compra, lembrando os consumidores da importância de suas opiniões.
Além disso, identifique o momento certo para fazer essa solicitação, de acordo com a jornada de compra e de como o produto é utilizado: por exemplo um dermocosmético. É preciso de um certo tempo para que a pessoa faça o uso e possa obter suas conclusões.
Caso a solicitação ocorra de forma imediata, o cliente não poderá opinar sobre o produto em si, no máximo sobre a entrega e a agilidade do serviço.
2. Facilidade de avaliação
Simplifique o processo de avaliação, permitindo que os consumidores deixem feedbacks de forma rápida e prática. Faça perguntas precisas e efetivas.
3. Ofereça recompensas
Incentive os consumidores a deixarem avaliações por meio de programas de recompensa, disponibilizando descontos futuros, brindes ou pontos de fidelidade, por exemplo.
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