Já pensou em unir uma necessidade das marcas (vender) ao desejo do consumidor (comprar) em uma única plataforma? É isso que o Instagram Shopping faz: permite que as redes sociais sejam utilizadas a favor do seu negócio.
Com essa funcionalidade, empreendedores de diversos segmentos podem marcar produtos nas suas publicações, transformando o perfil corporativo em uma vitrine virtual e facilitando o processo de compra dos usuários.
Quer saber mais sobre esse recurso e como ele pode potencializar as suas vendas? Continue a leitura e saiba mais sobre o Instagram Shopping.
O que é o Instagram Shopping e o que ele oferece?
Trata-se de um recurso que permite a venda de produtos diretamente do Instagram, por meio de uma loja dentro da rede social. Para isso, é usada uma aba no feed da página comercial, com o ícone de uma ‘bolsinha’.
Neste espaço, estarão listadas as mercadorias que você comercializa, dispensando a necessidade de venda pelo link disponível na bio do perfil e aprimorando a experiência de compra do cliente.
Na seção de compras, seus seguidores podem mandar uma mensagem, acessar o seu site ou adquirir o produto desejado. Quando o usuário clica na foto do item, um botão o direciona para visualizar a peça dentro do e-commerce ou do catálogo do Facebook da marca.
IMPORTANTE: essa funcionalidade está disponível apenas para a venda de produtos, ou seja, não pode ser ativada por companhias que vendem serviços.
Requisitos para ativar o Instagram Shopping
Acompanhe os principais requisitos e os passos para contar com o Instagram Shopping:
Confira as imposições da plataforma
Para ativar essa ferramenta, o seu negócio precisa atender aos seguintes requisitos exigidos:
• Estar localizado em um dos países habilitados — o Brasil está incluído na lista;
• Vender produtos qualificados pela rede — atualmente, só é possível comercializar produtos físicos e tem algumas proibições, como o comércio de álcool e itens para adultos, por exemplo;
• Cumprir com o acordo de vendedor e as políticas comerciais do Instagram;
• Ter um domínio de site onde serão realizadas as vendas.
Tenha uma conta comercial no Instagram
Caso o seu perfil ainda seja pessoal, é necessário migrá-lo para um perfil comercial. Para fazer isso, basta acessar as configurações do aplicativo, clicar em ‘Conta’, escolher a opção ‘Mudar para conta profissional’, selecionar a opção que melhor descreve o seu perfil (empresa, criador de conteúdo, etc.), escolher a categoria do seu negócio e adicionar as informações comerciais, como formas de contato, endereço e link do site.
Conecte o perfil do Instagram a uma página do Facebook
É necessário ter uma página comercial no Facebook. Caso não tenha, é preciso criá-la e vinculá-la ao seu perfil do Instagram. Isso é necessário pois os sistemas são integrados. Siga esses passos para estabelecer a conexão entre as contas:
Acesse a opção “Editar Perfil” na sua conta do Instagram e, em “Informações comerciais públicas” e “Página”; selecione a página do Facebook que deseja conectar.
IMPORTANTE: não esqueça de configurar uma conta no Gerenciador de Negócios, pois esse recurso do Facebook permite gerenciar os perfis e as páginas da sua empresa.
Cadastre um catálogo de produtos
O catálogo pode ser feito de duas formas:
1. Gerenciador de catálogo: você pode usar esse recurso dentro do Gerenciador de Negócios do Facebook para adicionar manualmente ou em massa os seus produtos;
2. Integração com plataforma de e-commerce: algumas plataformas são parceiras certificadas do Facebook, o que permite importar automaticamente o catálogo cadastrado no sistema.
Envie a conta para análise e ative o recurso
A última etapa consiste em enviar a sua conta para análise do Instagram. Acesse as configurações do seu perfil na rede social; cadastre-se para o recurso “Compras”; e siga o passo a passo exibido.
Esse processo costuma demorar alguns dias. Há casos em que a empresa recebe a solicitação de informações adicionais para verificar a propriedade do domínio do site.
Assim que aprovada, acesse novamente as configurações do seu perfil; selecione “Empresas” e “Compras”; escolha o catálogo de produtos que deseja conectar à conta; e clique em concluir o processo.
12 dicas para vender no Instagram Shopping
Coloque essas dicas em prática e veja o Instagram Shopping do seu negócio rentabilizar muito!
1. Conheça o seu público;
2. Humanize a comunicação;
3. Explore o formato de anúncios em catálogo;
4. Crie, no mínimo, nove posts na loja do seu perfil comercial para ativar a guia de compra;
5. Marque o máximo de produtos possível nas imagens, isso ajudará o público a navegar;
6. Divulgue sua loja no Instagram! Use o stories para isso;
7. Use os diferentes formatos para vender: imagem única ou carrossel;
8. Tenha certeza de que as marcações estejam corretas, isso garante a qualidade da experiência dos usuários;
9. Siga uma identidade visual no seu perfil;
10. Use hashtags nas publicações;
11. Não faça do seu Instagram um catálogo;
12. Aposte no remarketing.
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