Saiba o que é o onboarding digital e veja como ele pode contribuir com o seu negócio. Leia Aqui.
Já ouviu o termo onboarding digital? De forma geral, ele é considerado uma chave para potencializar o valor da marca e dos seus serviços. Por isso, manter uma boa estratégia durante toda a jornada do cliente é uma excelente maneira de fazer com que o seu negócio se destaque no mercado.
Outro ponto importante e positivo sobre o onboarding é que ele oferece suporte, de modo que você pode ajudar o cliente a alcançar objetivos por meio da utilização adequada do seu produto, evitando frustrações desnecessárias.
Continue a leitura deste artigo e conheça o conceito, como funciona e quais são os benefícios desta prática.
O que é onboarding?
Onboarding é um termo em inglês, que ao ser traduzido significa integração. Trata-se de uma estratégia que tem como objetivo principal conduzir o cliente durante toda a jornada de aprendizado, diante das soluções que são oferecidas.
A integração do cliente consiste na configuração e no uso do produto ou serviço pelos novos usuários. Neste momento, um colaborador deve explicar as fases que ele percorrerá, desde a inscrição inicial até a ativação e o primeiro acesso.
Esta implementação é feita por meio da solicitação de dados e informações necessárias para a operação. No caso das instituições financeiras, o onboarding digital, feito de forma inteligente, gera diversos benefícios ao negócio, mas, sobretudo, uma maior ativação do cliente aprovado, ainda mais considerando o mercado supercompetitivo em soluções digitais.
Qual é a importância do onboarding?
Entregar valor para o usuário desde o primeiro momento, destacando que trabalhar com a tecnologia traz praticidade para a rotina; e fazer com que o cliente retorne a utilizar seu produto no dia a dia.
É válido lembrar que a experiência do cliente não pode ser ignorada pelas empresas, bem pelo contrário, isso deve ser priorizado desde o início do relacionamento.
O relatório CX Trends 2022, conduzido pela Zendesk, serve como um importante parâmetro para analisar o quão é essencial dar atenção ao atendimento e gerar uma boa impressão com o cliente. Veja alguns números:
• 97% dos clientes gastarão mais com companhias que personalizam o atendimento ao cliente;
• 76% dos entrevistados mudariam para um concorrente diante de experiências ruins;
• 68% das pessoas esperam que todas as suas experiências sejam personalizadas;
• 70% dos consumidores afirmam que tomaram decisões de compra baseados na qualidade do atendimento;
• 61% dos entrevistados destacam que a crise do Coronavírus aumentou seus padrões de atendimento ao cliente.
Principais benefícios do onboarding
Veja alguns motivos para aderir ao onboarding digital:
• Oferece a orientação adequada;
• Melhora o relacionamento com o cliente;
• Retém os clientes;
• Desenvolve e melhora o produto;
• Permite segmentar a experiência de cada usuário;
• Mais praticidade para definir o melhor caminho;
• Gera menos burocracia;
• Proporciona maior estímulo à adesão.
Dicas para otimizar a implementação de clientes na empresa
Acompanhe algumas orientações e coloque em prática no seu negócio:
- 1. Conheça seu cliente
Dificilmente você conhecerá tudo sobre seus clientes, por isso, durante a integração, é válido destinar um período do dia para ir mais a fundo e identificar mais detalhes e objetivos deles.
Veja algumas perguntas que podem ajudar a nortear o seu trabalho:
→ Quais processos eles já tentaram?
→ O que funcionou e o que não funcionou?
→ Quais áreas eles esperam melhorar?
Essa é apenas uma base para você começar a pensar. De acordo com o seu negócio e objetivos, é possível elaborar outras questões e, com isso, terá uma visão completa de todos os detalhes.
- 2. Mantenha a comunicação aberta
Manter um diálogo aberto é fundamental para o seu negócio. Desta forma, sempre procure deixar bem claro quem é o seu principal ponto de contato na empresa, isso facilitará a comunicação entre o cliente e o seu negócio.
Não esqueça de se certificar que a pessoa seja rápida e cordial nas respostas.
- 3. Solicite feedback
O feedback é uma arma poderosa durante a fase de conhecimento, sendo uma alternativa de coletar dados e informações reais, compreender a real necessidade do cliente e ser assertivo nas decisões e melhorias.
Além dessas dicas, há outras ações que podem ser implementadas, a fim de ter um onboarding efetivo. São elas:
- 1. Envie um e-mail de boas-vindas;
- 2. Mensagem de saudação;
- 3. Configure o produto;
- 4. Ajude o usuário a preencher o formulário;
- 5. Construa uma base de conhecimento;
- 6. Celebre todas as conquistas com o cliente.
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