Desaceleração de preços em Porto Alegre motiva o comércio - CDL POA

Desaceleração de preços em Porto Alegre motiva o comércio

economia_loja_mirelle_chineses_rua_da_praia_2_credito_patricia_comunelo-497590

Crédito: Patricia Comunelo.

O Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) é o menor para setembro dentro da série histórica na Região Metropolitana de Porto Alegre. A inflação de 0,19% (6,33% no acumulado do ano) na capital gaúcha traz boas perspectivas para o varejo.

Na avaliação de Victor Sant’Ana, economista da CDL Porto Alegre, “Isso representa o retorno da inflação para dentro da meta, que já deve ocorrer no ano que vem. Espera-se que a inflação retorne a um patamar de estabilidade, o que é favorável ao consumidor e à economia brasileira”.

Na RMPA, a alimentação dentro do domicílio apresentou queda de 1,08% no mês e também ajudou a segurar a inflação gaúcha. Dentro dessa categoria, o que mais impulsionou a inflação para baixo foi o leite longa vida (-16,5% no mês). Assim como no índice brasileiro, o item que mais alavancou o IPCA para cima foi a Habitação, tendo apresentado crescimento de 1,14% no mês.

No Brasil, o índice registrado foi de 0,08%. A alimentação dentro do domicílio apresentou queda de 0,6% nos preços em setembro e ajudou a segurar a inflação. O item que mais puxou o IPCA para cima foi a Habitação, tendo apresentado crescimento de 0,63% no mês.

Data

07 outubro 2016

Compartilhe

Icone de telefone

Ligue e descubra a solução ideal para a sua empresa

(51) 3017-8000

Capitais e regiões metropolitanas
De segunda a sexta , das 9h às 18h.

CDL POA
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.