Crediário próprio: torne seu negócio mais competitivo no mercado - CDL POA

Crediário próprio: torne seu negócio mais competitivo no mercado

Descubra como o crediário próprio pode beneficiar o seu negócio. Leia Aqui.

Implementar o crediário próprio em sua empresa pode ser muito interessante para atrair mais clientes e ampliar as suas vendas, pois você consegue atender às necessidades de um público maior e expandir os negócios.

Continue a leitura e veja mais informações sobre o crediário próprio.

O que é e como funciona o crediário próprio?

O crediário próprio é uma forma de pagamento a prazo, que permite ao cliente dividir o valor das suas compras e receber boletos para realizar a amortização das parcelas mensalmente. Tem como característica ser administrado pela própria empresa que vendeu o produto/serviço, por isso, todos os juros e taxas são revertidos em lucro para o caixa do negócio.

Outro aspecto importante é que, normalmente, o cliente só poderá efetuar o pagamento no próprio estabelecimento. A definição da quantidade de parcelas, bem como a porcentagem da cobrança de juros em caso de atrasos, é definida pela empresa concedente do crédito.

Para que ocorra a concessão do crédito, o estabelecimento realiza uma análise do cliente, a fim de liberar o parcelamento da compra, considerando garantias, histórico de pagamentos, etc. Caso seja autorizado, a pessoa receberá o carnê.

Por que ter um crediário próprio pode ser um bom negócio?

Atualmente, um dos pontos mais discutidos na economia brasileira é o custo do crédito no Brasil, que está elevado devido ao aumento do índice da taxa de juros. Por isso, a tendência é que as concessões sejam reduzidas.

Conforme uma pesquisa realizada pela CDL Porto Alegre, 61,9% dos gaúchos já tiveram crédito negado ao menos uma vez. Assim, a implementação de um sistema de crediário próprio é uma oportunidade de expansão para a empresa e de aumento da satisfação dos clientes.

Além disso, a venda a prazo representa comodidade, facilidade, tranquilidade e menos taxas de juros aos clientes. Além disso, o crédito próprio oferece diversos benefícios aos lojistas, como:

• Aumento no volume de vendas;
    • Mais oportunidades de negociação;
    • Estimula novas compras;
    • Atendimento a diversos nichos;
    • Representa condições mais flexíveis ao seu público;
    • Fortalecimento do relacionamento;
    • Amplia o ticket médio da loja;
    • Com os dados atualizados, é possível conhecer melhor o perfil do cliente;
    • Gera destaque em relação aos concorrentes que não contam com crediário próprio;
    • Maior chance de fidelização.

A liberação de instrumentos de crédito próprios também significa ter autonomia para definir as condições e abordagens que melhor condizem com a política de relacionamento da empresa, ampliando a relação com os clientes e fazendo com que visitem o estabelecimento com frequência.

Alguns pontos merecem atenção na hora de contar com um crediário próprio

Para que as estratégias de venda a prazo funcionem bem, é necessária a organização por parte da empresa. Por isso, atente-se aos seguintes aspectos:

→ Os prazos e as formas de pagamento concedidos aos consumidores devem estar de acordo com os prazos e condições que são negociados com os fornecedores.

→ Os preços praticados também precisam ser suficientes para suprir os riscos da operação de crédito, os custos, as despesas e a rentabilidade esperada para futuros investimentos e crescimento do negócio.

→ Estipuladas as bases e condições do parcelamento, a negociação deve ser formalizada pela emissão de um instrumento de crédito que comprove a existência da dívida. Esses títulos geralmente são concedidos através de dois modelos: em Nota Promissória, em que cada parcela é assinada individualmente; ou em Termo de Confissão de Dívida, onde o consumidor e duas testemunhas assinam três vias contratuais.

→ É necessário definir uma Política de Concessão de Crédito, com critérios e condições para aprovar o parcelamento. Alguns aspectos a serem considerados são o plano de financiamento, a taxa de juros a ser praticada, a atribuição de limite de crédito para cada comprador e o seu comprometimento de renda máximo e, sobretudo, a avaliação de restrições cadastrais.

Saiba como o Crédito Garantido da CDL POA pode ajudar seu negócio

Para contribuir com essa avaliação e gerar maior segurança nas transações, a CDL POA desenvolveu o Crédito Garantido, uma solução que garante para as empresas associadas o recebimento das vendas a prazo, realizadas por meio de carnês de loja, notas promissórias, boletos e cheques, reduzindo a inadimplência e aumentando as vendas.

O sistema disponibiliza consultas de crédito com base nos dados de cada consumidor e sinaliza ao empreendedor se é possível efetuar a venda a prazo. Através da plataforma online é executada uma análise objetiva, que responde rapidamente qual é a situação do cadastro. Além disso, também é possível submeter os registros a uma análise subjetiva, em que um avaliador da CDL POA verifica o contexto geral da situação para liberar o crédito ao comprador.

A ferramenta traz segurança para as empresas, principalmente porque, caso o título não seja quitado até a data de vencimento e haja inadimplemento, a CDL POA responsabiliza-se pelo pagamento à organização e assume o processo de recuperação do valor devido.

Dessa maneira, o Crédito Garantido é ideal para quem tem ou quer implantar crediário em loja, garantir o recebimento das prestações em atraso, melhorar o fluxo de caixa do negócio, aumentar as vendas, ampliar e fidelizar carteira de clientes e eliminar custos de estrutura de avaliação de risco.

A solução pode ser contratada por empresas associadas à CDL POA e por negócios de todo o Rio Grande do Sul, por meio das entidades parceiras da instituição. Outras informações estão disponíveis na página do Crédito Garantido e através do site também é possível realizar a solicitação de contato para a contratação do produto.

15 março 2023