Ao saudar a todos na última reunião de Diretoria da CDL POA em 2023, o presidente Irio Piva destacou que o segmento enfrentará, nesta terça-feira (19/12), um dos dias mais importantes dos últimos tempos, referindo-se à votação do aumento da alíquota do ICMS na Assembleia Legislativa. “O caminho do crescimento não passa pelo aumento”, argumentou o dirigente. Afinal, a Entidade, em mais de seis décadas na defesa do varejo, sempre se posicionou a favor do crescimento da economia do Estado, da melhoria dos processos da máquina pública, mas sempre contra a majoração de impostos e a penalização tanto de quem produz como de quem consome.
Irio conclamou os presentes à reunião, associadas, entidades parceiras, a classe empresarial e a população em geral a manifestarem a contrariedade diante dos parlamentares e a terem papel ativo na mobilização pacífica e legal que começará às 11h desta terça, em frente à AL. “No curto prazo, à primeira vista, parece que este aumento vai beneficiar, porém não é isso que vai ocorrer de fato”, defendeu o vice-presidente comercial, Carlos Klein.
Outros assuntos também integraram a pauta. A Pesquisa de Final de Ano da CDL POA foi apresentada pelo coordenador de marketing, Leonardo Nakatani, que detalhou aspectos como saúde e reserva financeira dos respondentes, frequência e benefícios considerados atrativos na hora de compra. “Esse conjunto de informações nos permite entender melhor o comportamento de consumo. E, um dos pontos estimulantes, é que 71,2% consideram que 2024 será melhor do que este ano. Ou seja, demonstram otimismo”, conclui Leonardo.
A reunião foi marcada, ainda, pela apreciação da nominata da nova diretoria da CDL Jovem, biênio 2024-2025. A entidade que congrega empresários de até 35 anos, será liderada por Diego Cobalchini da Silveira e outros seis integrantes. Aos 28 anos, Diego, representante da Silveira Materiais Elétricos, disse estar honrado pela confiança: “O Vini (o atual presidente Vinicius Zampieron) procurou sempre mostrar a cultura da CDL POA para que falássemos a mesma linguagem. E tudo precisa fazer sentido para a gente e para a entidade”. Vinicius confirmou que a novação foi um de seus propósitos no período à frente da CDL Jovem. “Procurei trazer filhos de empresários que já participam e também valorizar os mais experientes, pois convidamos o Irio, a Nilva (a primeira vice-presidente, Nilva Bellenzier) para compartilharem suas vivências e contribuir para a inovação”, afirmou Vinicius, acrescentando ainda Fábio Faccio, CEO da Lojas Renner, um dos convidados do “Cenários 2024”, evento para convidados que a CDL POA vai realizar na próxima quinta-feira (21/12), no Instituto Caldeira. Irio destacou que Vinicius foi convidado e aceitou integrar a diretoria em sua terceira gestão.
Sobre o “Cenários”, Irio elencou os demais convidados: o economista Aod Cunha e o economista-chefe da CDL POA, Oscar Frank. O mediador será o jornalista Sérgio Stock.
O VP Administrativo e Financeiro, Octávio Scheibe, iniciou as manifestações de reconhecimento à equipe da CDL POA pelos resultados obtidos conquistados em 2023. Já Nilva Bellenzier agradeceu pela confiança, orgulhosa de, em seis oportunidades em 2023, ter conduzido os trabalhos na ausência de Irio. O segundo vice-presidente, Sérgio Galbinski, também demonstrou otimismo em relação ao próximo ano: “Vai ser melhor do que 2023”.
No final, Irio agradeceu pelo apoio e reiterou, entre os propósitos da entidade, permanecer desenvolvendo o setor por meio de entregas qualificadas aos associados, como o evento “Cenários 2024”. “Vamos continuar fortalecendo a AGV e o Liquida Porto Alegre, bem como buscaremos estabelecer atuação em outras áreas”, encerrou, desejando Boas Festas.