Saiba os benefícios e as facilidades da aplicação dos certificados digitais
Você sabia que o Certificado Digital pode facilitar aspectos burocráticos dentro das empresas? O Certificado Digital é como uma “identidade eletrônica” de pessoas físicas ou jurídicas e com ele é possível assinar documentos digitais – com o mesmo valor jurídico de uma assinatura feita em cartório. Uma das facilidades do Certificado Digital é justamente o fato de que ele autentica o documento e dispensa a necessidade de locomoção, por exemplo, o que desburocratiza e facilita a rotina.
Para emitir um Certificado Digital, primeiro é necessário procurar uma Autoridade de Registro, escolher o modelo que deseja adquirir, efetuar o pagamento e agendar um horário. Para a segunda etapa, é preciso estar atento aos documentos necessários para efetivar o processo e se dirigir para o local de emissão, ou optar pelo processo online.
Dentre os modelos disponíveis no mercado, é possível optar por três tipos de certificado digital no mercado e a escolha vai determinar a forma de uso do autenticador na rotina da empresa. São eles: A1, A3 e Certificado na Nuvem
De modo geral, a diferença entre os modelos de Certificados Digitais (A1, A3 e Certificado na Nuvem) é o armazenamento. No caso dos certificados A1, a assinatura é armazenada no computador do usuário, enquanto os certificados A3 são armazenados em tokens USB ou cartões com chip, por exemplo. Já o Certificado na Nuvem, como o próprio nome indica, é armazenado em um banco de dados digital e pode ser utilizado em qualquer dispositivo móvel.
Aplicações do Certificado Digital nas empresas
O Certificado Digital pode ser usado em diversas situações e é responsável pela possibilidade de ampliação da oferta de serviços através do digital. Confira algumas aplicações:
1 – Assinar documentos digitais: é possível assinar um documento digitalmente com um certificado digital, comprovando a identidade eletrônica de pessoas físicas (e-CPF) ou jurídicas (e-CNPJ);
2 – Acessar sistemas eletrônicos com dados restritos como a Receita Federal, por meio do Portal e-CAC; o eSocial (plataforma online do governo que unificou a entrega de 15 obrigações da área trabalhista); o INSS e as juntas comerciais, dos estados e do distrito federal;
3 – Trabalhar em sistemas virtuais específicos para profissionais de diversas categorias (profissionais da saúde, contadores, advogados, entre outros) que precisam comprovar a identidade para acessar determinadas informações e realizar atividades em sistemas virtuais integrados usando certificados digitais;
4 – Emissão de nota fiscal eletrônica: o certificado digital é obrigatório para todas as empresas que precisam emitir nota fiscal (NF-e), exceto Microempreendedores Individuais (MEI).
O Certificado Digital pode agilizar significativamente diversos processos nas empresas. Dessa forma, proporciona agilidade e redução de processos burocráticos que demandam assinaturas, configurando-se como uma solução útil que facilita o dia a dia dos empreendedores.
Em parceria com a Safeweb, a CDL POA e a Rede de Entidades Parceiras oferecem o serviço de Certificação Digital. Assim, as empresas podem garantir uma identidade digital segura, evitando fraudes, reduzindo gastos e diminuindo a burocracia do dia a dia.