Utilizar ferramentas que possam otimizar o dia a dia e os processos do negócio são essenciais para as pequenas empresas, com poucos colaboradores, ou para o Microempreendedor Individual (MEI). E, melhor ainda, se elas forem gratuitas. Para te auxiliar a ter um dia mais ágil e dar conta das demandas digitais, listamos cinco ferramentas que irão ajudar o seu negócio a decolar.
Confira a lista abaixo:
1 – CANVA
Se você não entende nada de design, mas precisa criar peças para redes sociais, convites ou para eventos, o Canva te dá um caminho quase pronto. Com várias opções gratuitas de templates, você só vai precisar alterar cores e fotos para que o material fique do jeito que você quer.
2 – MAILCHIMP
Os e-mails ainda têm um grande impacto nos usuários, seja para fazer uma pesquisa ou para trazer ofertas. Ele é fundamental nas estratégias de marketing. E, o MailChimp te permite criar campanhas e disparar e-mails para até 2 mil pessoas em seu plano gratuito.
3 – SEMRUSH
Por falar em marketing digital, a Semrush disponibiliza diversas ferramentas free para você aprender SEO (ou otimização para mecanismos de busca), o que vai te ajudar a se posicionar em um lugar de destaque nos sites de buscas. Também há treinamentos e webinars em inglês e outros idiomas, como o português, para te ajudar a colocar a sua empresa em um lugar de destaque.
4 – GOOGLE ANALYTICS
Em seu site, é necessário sempre monitorar os movimentos que os clientes fazem dentro dele. Dessa forma você terá um mapa de calor do usuário, sabendo as páginas e pontos mais acessados e em que lugar é preciso melhor design ou redação. Tudo isso é possível com o Google Analytics, a partir do momento que é fornecido código pela plataforma instalada.
5 – BUFFER
Estar presente nas redes sociais tem sido cada vez mais vital para qualquer negócio. Agora, gerenciar todas elas ao mesmo tempo demanda energia e gastos. Por isso, a nossa última dica é de uma ferramenta que vai facilitar o seu trabalho com as redes.
A plataforma Buffer, além de te dar um panorama de seu fluxo nas redes, vai te auxiliar a programar posts. Sendo viável também a criação de campanhas e acompanhamento de análises do desempenho das publicações em redes sociais como Twitter, Facebook, Instagram e Pinterest.