*Por Sandro Eduardo, coordenador comercial da CDL POA
Em um cenário de crise econômica, a gestão de crédito passa a exigir especial importância, soma-se a essa, as crises política e moral pelas quais passa nosso País. Em momento de tamanha turbulência, incerteza e insegurança, é fundamental que as empresas se preparem e criem mecanismos para qualificar sua política de crédito, pois já não há mais espaço para perdas na concessão de crédito.
A saúde financeira da empresa se relaciona, entre outros fatores, diretamente com suas vendas e, mais importante, em receber por toda a atividade prestada. Resultado da má gestão da concessão de crédito, a inadimplência drena a razão da existência de uma organização, pois não remunera nenhum dos recursos aplicados no que foi entregue.
Infelizmente, com o aumento do desemprego, redução do CDC (Crédito Direto ao Consumidor), os riscos da inadimplência se ampliam, prejuízos aumentam, margens são comprimidas e, adiante, negócios se inviabilizam. Revitaliza-se, assim, o ciclo pernicioso que impacta no mercado de trabalho, reduzindo ainda mais o poder de pagamento dos consumidores, que, por sua vez, reflete no não cumprimento de obrigações B2B.
Com os avanços tecnológicos na área, empresas especialistas em concessão de crédito possibilitam busca e cruzamento de dados com o mínimo de burocracia, rapidez em respostas online e uso de Inteligência Artificial. Há empresas que garantem até mesmo o ressarcimento de transações aprovadas.
Não tomando os cuidados necessários, a inadimplência prejudica a saúde financeira de empresas e do próprio consumidor, uma vez que a concessão de crédito irresponsável prejudicará tanto a empresa credora, quanto ao consumidor, que estará inapto a consumir.
Portanto, desenvolver efetiva gestão de risco no crédito torna-se um dever dos profissionais da área de concessão de crédito e da atuação das entidades que tratam da economia e do consumo, determinante para a saúde financeira de um País.
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