Conceitos ESG em pauta durante café da manhã na Apeme - CDL POA

Conceitos ESG em pauta durante café da manhã na Apeme

A Associação de Pequenas e Médias Empresas de Garibaldi (Apeme) promoveu na terça-feira, 09/09, um café da manhã que teve como assunto principal os princípios de ESG (Ambiental, Social e Governança). O bate-papo foi conduzido pela Analista de Serviços Técnicos do SENAI-RS, Vitória Hartmann, com case da Cooperativa Vinícola Garibaldi, apresentado pelo Diretor Executivo Alexandre Angonezi.

“O ESG não é nada novo, já tem uma caminhada histórica que começou ainda na década de 1960. No livro “Primavera Silenciosa”, escrito por Rachel Carson e publicado em 1962, a autora já demonstrava preocupação com a industrialização e com a plantação em massa que trazia consigo o uso de pesticidas”, ensinou Vitória.

Durante sua explanação, ela enfatizou que o mercado está muito atento a empresas que adotam práticas sustentáveis, mas fez uma ressalva: “Não basta dizer que é ‘verde’ e colar selo de sustentabilidade, é preciso comprovar. Além disso, é preciso ter em mente que o primeiro passo é estabelecer as práticas ESG para, somente após consolidadas, começar a divulgar”, aconselhou.

Vitória também falou sobre os maiores desafios de dois dos pilares do ESG: no pilar Social, a desigualdade social; no pilar Governança, a transparência. “No Social é preciso olhar para o bem-estar dos colaboradores e também para a realidade da comunidade em que a empresa está inserida. Não precisam ser ações grandiosas: vale criar um projeto social que beneficie o bairro, ajudar na reforma de uma pracinha ou na festa da comunidade, tanto quanto o cumprimento de leis trabalhistas e a garantia de acesso dos funcionários a serviços de saúde”, exemplificou.

Práticas locais

Representando a Cooperativa Vinícola Garibaldi, o Diretor Executivo Alexandre Angonezi apresentou ações desenvolvidas: “Eu não diria que somos exemplo nem modelo, mas temos crenças fortes alinhadas aos conceitos de ESG que estão identificadas no nosso planejamento estratégico. Acreditamos que as pessoas promovem a sustentabilidade através da credibilidade e da tecnologia e inovação. Em resumo: fazer o simples e fazer certo”, detalhou.

A Cooperativa tem hoje 472 associados – pequenos produtores de uva da agricultura familiar – e 225 funcionários, dos quais 50% são mulheres. Entre os cargos de gestão, 35% do quadro é formado por elas, o que demonstra os valores relacionados ao pilar Social. Além disso, desde 2001 a cooperativa produz uvas orgânicas e biodinâmicas, que têm um impacto positivo muito forte na questão ambiental. “Se não tivéssemos alinhados em relação ao ESG não teríamos superado as dificuldades da safra da uva pós enchentes, que resultou em uma quebra de 35% e na qual recebemos 85% da matéria-prima em apenas cinco dias”, contou.

Sobre a “popularização” da aplicação dos conceitos de ESG, o diretor foi enfático: “sejamos francos: o ESG traz uma série de benefícios para as empresas e para a imagem delas, além de impactos positivos na comunidade, mas dá trabalho implementar. Não se pratica porque é bonito ou está na moda, mas porque traz resultado financeiros”.

Ao final da conversa, Angonezi propôs uma reflexão aos participantes. “Se eu perguntar qual pilar é mais importante: E (enviroment/meio ambiente), S (Social) ou G (Governança), qual vocês escolheriam? Eu me arrisco a dizer que a Governança é mais importante, pois sem ela não é possível implementar ações nas demais áreas”, finalizou.

O evento foi realizado pela Apeme, com apoio da Cooperativa Vinícola Garibaldi, Pousada dos Frades e SENAI-RS, e integrou a Maratona 30 anos – 30 horas de conhecimento, patrocinada pela Unimed Serra Gaúcha e Sicredi Serrana.

 

Data

12 setembro 2025

Compartilhe

Icone de telefone

Ligue e descubra a solução ideal para a sua empresa

(51) 3017-8000

Capitais e regiões metropolitanas
De segunda a sexta , das 9h às 18h.

CDL POA
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.