Pesquisa realizada pela CDL Porto Alegre destaca o setor de moda e acessórios como um dos principais para o fim do ano. Na Black Friday, o segmento conta com interesse de compra de 26,4% dos pesquisados. Em comparação, em 2023 eram apenas 19,2%. Já no Natal, o índice é ainda maior para o vestuário com interesse de 51,4% dos consumidores. A celebração no mês de dezembro também registrou aumento dos gastos com presentes.
Para ambas as datas, a pretensão de gastos do consumidor é acima de R$ 1.000,00. Seja em compras para si mesmo, ou para presentear amigos e familiares, a expectativa é que 27,4% dos consumidores invistam acima desse valor no Natal, enquanto 25,4% pretendem investir entre R$ 500,00 e R$ 1.000,00. Na Black Friday, a pretensão de gastos acima de R$ 1.000,00 fica por conta de 46,5% dos consumidores, enquanto 21,3% gastarão entre R$ 500,00 e R$ 1.000,00.
Conforme o presidente da CDL Porto Alegre, Irio Piva, Black Friday e Natal se unem para trazer um dos melhores momentos do ano para os lojistas.
“O Natal é a data mais forte do ano para o comércio. Já a Black Friday é um movimento que vem ganhando força nos últimos anos, com um dos maiores tickets médios de todas as ações. A promoção mundial é o momento que as pessoas utilizam para comprar aqueles produtos que estavam esperando, exatamente para aproveitar os descontos, pois eles se tornam mais representativos em relação ao valor do produto”.
Para Carlos Klein, vice-presidente da CDL Porto Alegre, e lojista do setor de moda e acessórios, a Black Friday não é apenas para eletrônicos e eletrodomésticos.
“A medida que a data vai se consolidando no varejo brasileiro, o consumidor se organiza para aproveitar o evento e fazer uma compra específica, atendendo alguma demanda programada com valores mais acessíveis. Inclusive, o período é uma oportunidade de vender estoque e utilizar estratégias de desconto progressivo para potencializar a venda para aqueles consumidores que precisam presentear familiares e amigos”.
E se o segmento de moda e acessórios se destaca no fim do ano dos gaúchos, é preciso saber como atraí-los. Entre as estratégias mais atrativas, 45,5% dos consumidores preferem frete grátis; 35,3% buscam descontos progressivos; 12,2% se interessam por cashback; e 3,6% aproveitam programas de fidelidade.
Os lojistas podem se preparar ainda melhor para o fim do ano, considerando que 37% dos consumidores pretendem comprar até duas semanas antes da data, e 32% até um mês antes, o que coincide com a Black Friday.
Outro ponto ressaltado pela CDL Porto Alegre é a influência da crise climática ocorrida no Rio Grande do Sul. Para Piva, “as enchentes estão interferindo em todo tipo de consumo. Ainda não se terminou de resolver o problema. Tanto na reposição de peças das pessoas que fizeram doações, quanto da necessidade de itens que as pessoas perderam e não foram completamente substituídos”.
Klein segue na mesma linha afirmando que “esperamos uma venda com crescimento significativo, visto que ainda temos uma demanda reprimida por parte dos consumidores que foram afetados pelos eventos climáticos de maio”.