Como vender mais utilizando Fulfillment

Nenhum consumidor gosta de ficar aguardando pela sua mercadoria. Esperar meses por uma entrega é coisa do passado e nenhuma loja pode se dar o luxo de oferecer prazos muito longos, com o risco de perder o cliente.

Com a necessidade de agilidade, surgiu o Fulfillment que, em português significa “cumprimento”, e representa o conjunto de processos que se dá entre o momento em que o cliente realiza um pedido até a entrega em suas mãos. Seguindo a tática do Fulfillment, seu negócio ficará mais ágil e terá clientes cada vez mais satisfeitos e isso, na prática, os fideliza e pode aumentar suas vendas já a curto e médio prazo.

Fulfillment x Logística

Talvez você pense esse processo como logística, mas eles não são a mesma coisa.
Logística é um processo maior que engloba desde o processo de aquisição da mercadoria, armazenamento e, claro, o processo de venda e entrega.

Fulfillment, por outro lado, se concentra no processo de pedido do cliente até o recebimento da mercadoria. Ou seja, o foco é no consumidor e na sua experiência e satisfação.

Benefícios do Fulfillment

Aumento da Satisfação do Cliente

Um fulfillment eficaz vai além de entregas rápidas e precisas. Ele possibilita a personalização dos pedidos de acordo com as preferências dos clientes, mantém uma comunicação proativa e transparente durante todo o processo e oferece uma resolução ágil e eficiente de problemas. Tudo isso contribui para uma experiência de compra ainda melhor, criando clientes fiéis e satisfeitos.

Redução de Custos

Ao otimizar o processo de fulfillment, você pode obter uma redução substancial nos custos de armazenamento, separação, embalagem, envio e devolução. Esses ajustes não apenas cortam despesas, mas também aumentam a eficiência, resultando em uma melhoria na margem de lucro e maior rentabilidade para seu negócio.

Melhoria da Eficiência Operacional

Com um sistema de fulfillment bem estruturado, sua empresa pode operar de forma mais fluida, liberando tempo e recursos para se concentrar em outras áreas cruciais do negócio, como inovação e atendimento ao cliente.

Maior Agilidade e Flexibilidade

Um sistema de fulfillment bem desenvolvido proporciona uma resposta rápida às variações da demanda do mercado e às tendências emergentes. Com essa agilidade, sua empresa consegue ajustar processos de maneira eficiente, mantendo-se competitiva e pronta para se adaptar a novas oportunidades e desafios.

Vantagem Competitiva

Oferecer um serviço de alta qualidade pode ser o diferencial que coloca sua empresa à frente da concorrência. Com uma operação de fulfillment superior, você não apenas melhora a experiência do cliente, mas também fortalece sua marca no mercado, conquistando uma maior participação e reconhecimento.

Como o Fulfillment funciona

Quando o cliente realiza uma compra no site da loja, o endereço de entrega já é passado para o galpão da operadora logística responsável pelo fulfillment.

Ao receber a sinalização do e-commerce, a operadora logística fica com a função de realizar o envio direto para o cliente, sem que a loja precise separar o produto, embalá-lo ou lidar com nota fiscal.
Para fazer o Fulfillment funcionar da forma mais eficiente para sua empresa, você pode seguir alguns passos:

Terceirização do fulfillment:

Ao escolher um parceiro de fulfillment, é importante considerar as necessidades específicas do seu negócio, como volume de pedidos, localização, requisitos de armazenamento e expectativas de entrega. Manter uma comunicação clara e eficaz com o parceiro de fulfillment é essencial para garantir um bom relacionamento e evitar problemas.

Otimização do inventário:

Utilize as métricas do seu negócio para prever com precisão a demanda do cliente e otimizar o estoque nos momentos estratégicos da empresa. Utilize softwares para otimizar o layout do armazém e trabalhar melhor o rastreamento dos produtos em tempo real.

Parceria com transportadoras:

Pesquise diferentes transportadoras para trabalhar com seu negócio de forma local, regional e nacional, dependendo da sua demanda. Cogite usar empresas locais ou até serviços de entrega compartilhada para diminuir custos e prazos de entrega. Negocie contratos de longo prazo que garantam tarifas vantajosas e parcerias duradouras entre os negócios.

Simplificação das devoluções:

Assim como é preciso atender bem o cliente na venda e fazer o produto chegar de forma ágil até ele, é preciso também oferecer canais práticos de devolução como portais online, entrega em pontos de coleta ou devolução na loja. Elabore uma política de devolução clara e objetiva que facilite a comunicação e tente automatizar atividades como processamento de pedidos, geração de etiquetas de devolução e comunicação com o cliente.

Sistemas de fulfillment

Use um software de gestão de armazém (WMS) para otimizar o processo de fulfillment, desde a recepção de stock até a expedição de pedidos, reduzindo erros e aumentando a eficiência.

Também é importante ter um sistema de gestão de pedidos (OMS) para automatizar o processo de pedido, desde a recepção do pedido até a geração de etiquetas de envio, otimizando o fluxo de trabalho e reduzindo erros manuais.

E, por fim, um sistema de rastreamento de pedidos que permita que os clientes rastreiem seus pedidos em tempo real pode aumentar a transparência e a satisfação do cliente.

Em busca da agilidade nos processos e fidelização dos clientes, aplicar o Fulfillment no seu negócio pode render um bom retorno a curto e médio prazo. Para ficar atento a outras oportunidades como essa, assine nossa newsletter abaixo e receba todo o nosso conteúdo Para Seu Negócio.

Assine a nossa Newsletter!

Fique por dentro das principais novidades do varejo, economia,
projetos de inovação e tendências do Rio Grande do Sul!

Você é associado à CDL POA?*

10 outubro 2024