Como será o varejo em 2021: “Contraponto”, da Rádio Guaíba conversa com especialistas do varejo - CDL POA

Como será o varejo em 2021: “Contraponto”, da Rádio Guaíba conversa com especialistas do varejo

Como será o varejo em 2021: “Contraponto”, da Rádio Guaíba conversa com especialistas do varejo  

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DEZEMBRO, 2020

Notícias

O programa “Contraponto”, da Rádio Guaíba, promoveu, na última sexta-feira (18), debate sobre as expectativas do comércio para 2021 e contou com convidados da CDL POA e do Shopping Total. Trocaram ideias o economista-chefe da CDL POA, Oscar Frank; a vice-presidente da CDL POA e sócia-proprietária da Bellenzier Pneus, Nilva Bellenzier; o VP de Relações com o Mercado da CDL POA, sócio-diretor das Ferragens Thony e proprietário da Bike Village, Ricardo Oliveira; a diretora de marketing do Shopping Total, Silvia Rachewsky Lemos, e o gestor de marketing da CDL POA, Rafael Guerra.

Saiba como os especialistas avaliaram o ano de 2020 e quais são suas perspectivas para 2021:

Vice-presidente da CDL POA e sócia-proprietária da Bellenzier Pneus, Nilva Bellenzier  

A vice-presidente da CDL POA e sócia-proprietária da Bellenzier Pneus, Nilva Bellenzier, conta que o fim de ano é sempre movimentado no seu segmento de atuação. Devido às férias, especialmente neste ano de 2020, as pessoas viajam para perto e de carro. Por outro lado, no atacado – representado pelo setor de logística –, o movimento está menor, pois as entregas já foram feitas, e muitas empresas entram em baixa. Para a empresária, em 2021, devem permanecer os protocolos de higienização que, segundo ela, ajudaram bastante e barraram a contaminação de outros vírus, como a da gripe. Em sua empresa, 2020 representou uma grande evolução interna em relação à tecnologia, a partir da necessidade de comunicação com os clientes em diversas plataformas. As distâncias foram encurtadas e reuniões que antes não eram realizadas, como as com todos os gerentes, agora são semanais e virtuais. A Bellenzier Pneus também criou uma plataforma de treinamento a distância para novos colaboradores.

Nilva conta que, no início da pandemia, voltou-se para o patrimônio interno, sua equipe e seus clientes e que, com isso, ganhou produtividade. Por ser serviço essencial, não fechou e seus funcionários foram muito comprometidos com os protocolos sanitários. Segundo ela, houve poucos contaminados pelo novo coronavírus e não houve transmissão aos colegas. A Região Metropolitana, por exemplo, não teve nenhum caso. Todos os protocolos são controlados pelos gerentes.

Nas considerações finais, Nilva comenta sobre a necessidade de capacitação. Apesar de o mercado de trabalho estar desaquecido, a empresária tem percebido uma carência de preparação, tanto para vendedores quanto para técnicos. Também aproveita a ocasião para ‘dar um puxão de orelha’ nos políticos. “As reformas são necessárias, mas só sabem aumentar impostos”, reclama. É muito caro operar no Brasil, por isso não atrai investimentos, ela enfatiza que os dirigentes da CDL POA têm trabalhado muito por isso, incansavelmente.

E para 2021, Nilva vislumbra a vacina, para que haja tranquilidade e que seja um ano melhor, com mais confiança na saúde, no mercado em o governo que terão que ativar as engrenagens. A Bellenzier Pneus está preparada, com pessoas capacitadas e com produto.

Diretora de Marketing do Shopping Total, Silvia Rachewsky Lemos  

Para a diretora de marketing do Shopping Total, Silvia Rachewsky Lemos, 2020 foi um ano atípico, no qual foi necessário colocar o foco no seu cliente – o lojista. Enquanto as situações se desenrolavam, a empresa ajustava o rumo e assim transcorreu. Para 2021, a perspectiva é de ter mais tranquilidade e atuar em um novo formato. Como lição, a ampliação dos cuidados de higiene, como uso da máscara e incorporação dos protocolos; a agilidade com mudanças e ajustes; e foco em informações relevantes. Para Silvia, quando existe crise, não pode haver pânico, a atenção deve estar nas informações úteis, na proximidade entre equipes e lojistas para levar conteúdos que façam a diferença para todos. A atenção e o cuidado devem transparecer em tudo, redes sociais, produto, conteúdo e discurso. A retomada está sendo gradual, como o esperado. As compras iniciaram mais objetivas, são as chamadas ‘origem-destino’ quando o cliente entra no shopping e já sabe o que vai comprar, onde ir. Mas, segundo Silvia, hoje já está mais seguro e permanecendo mais tempo no centro de compras.

Sobre o Natal, nos anos anteriores, o movimento maior era nas duas últimas semanas, mas, em 2020, Silvia observou o movimento de compras natalinas desde o início de dezembro. O sorteio, tradicional todos os anos no Total, passou a ser virtual e colheu dados interessantes. Segundo a apuração do Shopping Total, houve um aumento de 39% no ticket médio, em relação a 2019, e uma diminuição de 15% no número de notas fiscais emitidas. A partir dos dados, Silvia afirma que a venda está mais trabalhada. “Muitas vezes, um só membro da família é escalado para realizar as compras de Natal, em geral são mulheres”, relata. A ampliação do horário de lojas abertas é fundamental, pois os clientes contarão com mais tempo e tranquilidade para comprarem. Os lojistas devem exercer suas atividades sem culpa e cumprindo todos os protocolos. O funcionamento de 10h às 22h proporciona vendas mais organizadas e bem direcionadas, pois o movimento do Natal, maior data para o comércio, vai até o final do mês devido ao período de troca dos presentes.

Para finalizar, Silva conta que existem novos investidores no Shopping Total, com mais de 10 novas operações nos últimos dois meses. E, para 2021 também haverá novos negócios atuando no estabelecimento, que tem o perfil da diversidade nas compras.

Economista-chefe da CDL POA, Oscar Frank  

Como perspectiva para o Natal, o economista-chefe da CDL POA, Oscar Frank, acredita que haverá uma queda em relação a 2019. Segundo ele, a previsão se deve aos recursos injetados na economia até dezembro que foram antecipados, além dos contratos de trabalho suspensos, das pessoas que perderam seus empregos. Foram R$ 3 bilhões a menos na economia, em relação ao ano anterior, com os adiantamentos do 13º salário. Outro ponto destacado pelo economista é o índice de confiança do consumidor estar baixo, o receio da perda de renda ainda assusta os compradores.

O legado deste 2020, segundo Frank, será a expansão fiscal, a preocupação com o nível de endividamento será um desafio para o Brasil em 2021. Será necessário encontrar formas e alternativas de se obter uma redução das despesas. Em termos de mudanças globais, o economista aposta em um mundo mais fechado, que visará mais segurança do que integração econômica.

Oscar ressalta que esta crise tem uma característica heterogênea, ou seja, alguns segmentos cresceram, enquanto outros perderam. Por exemplo, o setor de serviços que dependem das interações humanas foi o que sofreu a maior queda. O comércio, apesar de ter sofrido, encontrou alternativas para sobreviver. Já a indústria, devido a realocação de recursos das famílias, acabou se beneficiando. Por isso, a crise passa por diversas percepções dentre os empresários.

O que mudou, de fato, segundo Frank, foi a confiança do consumidor, que está mais baixa, ele está mais previdente. O economista destaca que o fluxo de pessoas nos centros de compras é uma importante variável para medir as vendas. Mas, como previsão, não há um número fechado de expectativa de vendas para o Natal, mas Frank acredita que a dicotomia entre tradicional e e-commerce deverá amenizar a queda geral das vendas.

Para 2021, em relação a 2020, já existe um crescimento contratado de 2% no PIB, e o mercado imagina um aumento de 3,5%, a partir de uma retomada lenta de gradual. Segundo Frank, a tendência é de juros baixos. O grande desafio serão os quadros fiscais, o equilíbrio das contas, e as reformas. No Rio Grande do Sul, há o agravante do fenômeno climático La Niña que poderá impactar a atividade econômica.

VP de Relações com o Mercado da CDL POA, sócio-diretor das Ferragens Thony e proprietário da Bike Village, Ricardo Oliveira  

Para Ricardo Oliveira, VP de Relações com o Mercado da CDL POA, sócio-diretor das Ferragens Thony e proprietário da Bike Village, foi possível observar em 2020 um constante crescimento no seu ramo de atuação, a construção civil. As pessoas diminuíram seus gastos essenciais, mas passaram a renovar seus espaços em casa. O empresário, que se diz otimista e realista, aponta como legado para 2021 os cuidados com a saúde, a higiene e a manutenção dos custos sob controle. O empresário ressalta que a fiscalização com os protocolos de segurança ocorre a todo momento, pelos órgãos públicos, funcionários e clientes. O foco permanecerá na produtividade e no atendimento ao cliente. Houve uma busca por canais de atendimento, além da loja física.  O cliente, hoje, tem mais tempo para pesquisar e quem sabe jogar com todas as ferramentas de contato com o consumidor, aponta Oliveira.

O empresário destaca que, neste fim de ano, a maior parte de suas demandas vem das famílias que querem organizar suas casas para as diversas pequenas comemorações de fim de ano. Menos vendas para CNPJs. Na Ferragens Thony, houve um aumento de 150% nas vendas online, segundo Oliveira, o e-commerce dá muito suporte às tomadas de decisões e ressalta que o ponto de venda ainda é o canal mais procurado. O cliente tem muita dúvida, e o vendedor ajuda muito. As televendas e o e-commerce carecem ainda do lado humano, que é suprido pelo vendedor.

Em suas considerações finais, Oliveira acredita que a receita para o mundo incerto em que vivemos é inovar sempre, investir em pessoas, nos cuidados com a saúde, no controle de custos e na busca de canais de contado com o cliente. Apesar de se considerar otimista, o empresário diz que a crise ainda está muito difícil e que existe também muito aprendizado.

Gestor de Marketing da CDL POA, Rafael Guerra  

Para o gestor de Marketing da CDL POA, Rafael Guerra, a primeira parte de 2021 será moldada pelos aprendizados de 2020. Ao longo do ano, novas realidades se concretizaram, o comércio viveu o abre-e-fecha e passou por adaptações que seguirão em 2021. Ele acredita que alguns hábitos permanecerão no próximo ano, e torce para que a vacina chegue logo ao País. O digital foi acelerado e deverá continuar, sem perder de vista toda a dimensão humana que é cada vez mais valorizada. Todos os novos canais de contato com o cliente devem valorizar o bom atendimento e a rapidez que deverá ser cobrada pelo consumidor.

É necessário um equilíbrio entre economia e saúde, e 2021 não será de total retomada em relação a 2020. A CDL POA continuará com o seu papel de ajudar o lojista a se adaptar ao novo ‘modus operandi’ do consumidor, este novo jeito de viver que foi aprendido neste 2020. Para Guerra, a base dos investimentos deve ser dirigida à educação, e o próximo ano deverá ser de perspectivas para novos negócios com inovação e tecnologia.

 

Data

22 dezembro 2020

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