Saiba qual a relação entre a oferta de crediário e a redução do CAC nas empresas
O Custo de Aquisição do Cliente (CAC) é uma das métricas de vendas mais importantes utilizada pelos gestores para garantir a saúde financeira da empresa. Este indicador serve para entender qual é o investimento necessário para conquistar um novo cliente. Algumas empresas comparam o CAC com o ticket médio de compra para verificar se a venda através de determinado canal (Ex.: Ecommerce) compensa a CAC.
Outras empresas comparam o CAC com o LTV (Lifetime Value – também conhecido como Tempo de Vida do Cliente) – quanto o consumidor trouxe resultado para a empresa ao longo de todo o período.
Muitas questões financeiras envolvem o CAC, como:
• Inflação elevada;
• Inadimplência;
• Pagamento de ICMS;
• Pagamento da Comissão da equipe de Vendas;
• Manter o preço do produto atrativo no mercado (ser competitivo).
Impactos do crediário no CAC
Ainda que com diversas formas de analisar o CAC, o que se sabe é que o custo para adquirir um novo cliente é muito maior que o de manter os clientes atuais. Entre as formas de reduzir o CAC, duas delas são: reduzir ou cortar despesas com marketing e vendas e, ainda, aumentar a eficiência das estratégias comerciais. Para isso, em muitos casos, as empresas utilizam teste A/B para verificar a melhor assertividade em duas ou mais ações. Além disso, a automatização dos processos é aliada para otimização do tempo e esforços da equipe.
Lembrando que, ao conceder crédito no crediário, as empresas mantém a frequência do cliente com a lembrança da marca e as oportunidades de novas vendas são facilitadas quando existe qualidade percebida pelos consumidores, seja pelo atendimento diferenciado, preço, produto, condição facilitada (parcela que cabe no bolso do consumidor) e demais benefícios.
No entanto, o crediário pode ser um bom aliado nessa estratégia, pois é excelente para apoiar a empresa na fidelização dos clientes, pois ajuda a equilibrar as finanças, principalmente porque quem oferece crediário tem uma recorrência maior de clientes que voltam a comprar. O serviço de Crédito Garantido da CDL POA pode ser customizado para empresas de diversos segmentos, de acordo com o tamanho do negócio. Entre outras vantagens, auxilia na redução da inadimplência e no aumento das vendas. Uma solução que garante para as empresas maior segurança nas transações e no recebimento das vendas a prazo.