Como funciona um acordo de pagamento de dívida?
11
FEVEREIRO, 2021
Notícias
O acordo de pagamento de dívidas é o resultado da negociação entre credor e devedor. É o registro do consenso das partes. Uma dívida pode se tornar um pesadelo e prejudicar o fluxo de caixa, responsável pelo desenvolvimento de uma empresa.
Um acordo de pagamento de dívida pode acontecer para quitá-la ou para renegociá-la. No caso de um acordo para quitar um débito, o proponente deve buscar uma opção realmente vantajosa e verificar se não irá prejudicar suas finanças, pois, neste caso, o acordo não é recomendado.
Já em caso de renegociação de uma dívida em atraso, devem ser observados os juros e os novos prazos para quitação. O ideal é que o número de parcelas possa se estender, que os juros diminuam e que multas sejam reduzidas ou anuladas. A renegociação deve ser registrada e buscada logo no primeiro mês em que ocorrer o atraso de um contrato. Deve-se observar também, na maioria dos acordos, o prazo para pagamento da primeira parcela de renegociação, que ocorre próximo à data do acordo. As épocas em que as despesas costumam ser naturalmente mais altas, como nos meses da quitação de impostos, podem ser evitadas.
Importante lembrar que negociar a dívida requer uma situação financeira favorável do fluxo de caixa. Se a empresa não tem condições de pagar as parcelas sem comprometer o caixa e gerar mais despesas, então, é melhor aguardar.