Como contar com a análise de dados para tomar decisões em seu negócio - CDL POA

Como contar com a análise de dados para tomar decisões em seu negócio

A tomada de decisão em um negócio, independentemente do segmento, precisa ter um embasamento adequado e assertivo. Diante desse cenário, a análise de dados surge como uma excelente opção.

Isso porque essa é uma forma bastante acessível, personalizada e eficiente para os empreendedores, que podem contar com essa facilidade na resolução de diversas soluções.

Quer entender como a análise de dados facilita o seu dia a dia profissional e garante que as melhores decisões sejam praticadas? Continue a leitura desse artigo e descubra agora mesmo!

O que é a análise de dados?

A análise de dados consiste em verificar uma série de fatos que foram coletados anteriormente, a fim de obter informações que possam ajudar na tomada de decisão de um negócio.

Esse processo de análise é realizado por meio de softwares especializados, que cruzam dados para gerar relatórios com informações úteis para diversas atividades da sua empresa. Saiba mais sobre esse assunto!

Como a análise de dados auxilia na tomada de decisão?

As organizações que adotam a análise de dados como parte de seus processos podem contar com: mais produtividade, assertividade na área financeira, nas estratégias de marketing, em insights para o negócio e em diversos outros setores.

Isso porque toda e qualquer decisão tomada terá como base números reais das suas necessidades. Ou seja, irá considerar métricas, KPIs mensuráveis e padrões que podem ser explorados a favor da empresa. Todas essas ações são realizadas de maneira rápida e assertiva.

Vantagens de apostar na análise de dados

Entre tantos benefícios, destacam-se os seguintes:

1. Produtividade

Quem não deseja ampliar o nível produtivo do seu negócio, certo? A boa notícia é que, por meio da análise de dados, você pode obter esse resultado!

Afinal, quando se tem todas as informações da operação integradas, é mais fácil de saber o que está impactando positiva ou negativamente o desempenho da equipe.

2. Análise rápida e produtiva de relatórios

Os relatórios são essenciais para a rotina do seu negócio, ou seja, tê-los rapidamente e sem erros é uma grande vantagem.

Além disso, você não precisará ver pilhas e mais pilhas de papéis em sua mesa, já que eles poderão ser armazenados na nuvem ou acessados e gerados no período que desejar.

3. Eliminação de erros

Sabemos que as operações humanas podem falhar, e isso é normal! No entanto, muitas vezes, esse erro pode desencadear prejuízos e dores de cabeça.

Desta forma, a análise de dados proporciona um nível de assertividade enorme, evitando problemas futuros. Bem como consegue identificar algum gap no processo, permitindo uma ação corretiva no ponto exato de falha.

4. Atualização em tempo real

A instantaneidade nos dias atuais é um fator decisivo em diversos aspectos. Por isso, ao contar com a análise de dados, provavelmente, você terá esse problema resolvido.

Isso porque tudo o que acontece na base de dados é atualizado instantaneamente. Dessa forma, terá o controle de todas as atividades que estão em andamento, as agendadas e as já encerradas.

Além disso, é possível ter maior consciência de volume de estoque, de prazos de reposição, entre outros fatores indispensáveis para o seu negócio.

Quais são as etapas da análise de dados?

Confira um passo a passo para realizar uma análise de dados efetiva em sua organização:

• Definição do problema: conheça o estado inicial da situação e, se houver algum problema, identifique-o claramente. Para isso, faça questionamentos, como: qual é o cenário ideal desta análise? Qual é o problema atual?

• Preparação dos dados: assim que o problema for identificado, compreenda quais dados são necessários analisar para amenizar a situação ou resolvê-la. Bons exemplos de perguntas neste caso são: quais dados são importantes para resolver? Como obtê-los?

• Processamento dos dados: à medida que os dados são obtidos, é preciso processá-los e prepará-los para a sua análise. Nesta etapa, é válido questionar sobre quais informações são relevantes e quais podem ser eliminadas.

• Análise dos dados para gerar conhecimento: esta é a hora de analisar de fato os dados, a fim de explorar os problemas e encontrar as soluções.

• Implementação da análise e modelos: nesta fase, você deverá definir um objetivo (o que é preciso resolver), desenhar uma estratégia (como será resolvido), determinar as táticas (quais ações devem ser realizadas) e escolher as métricas-chaves que servirão para analisar os resultados.

• Armazenamento de dados: a última etapa refere-se ao armazenamento eletrônico de todas as informações resultantes dessa análise de dados. Isso é imprescindível, pois podem ser utilizadas futuramente, conservando-as sob a legislação da proteção de dados.

Coloque tudo isso em prática com as soluções da CDL POA

A CDL POA pode auxiliar o seu negócio na análise de dados, garantindo que adote as melhores decisões a favor da sua empresa e obtenha cada vez mais bons resultados. Clique aqui para conhecer as soluções disponíveis.

12 abril 2023