Como as expectativas para a decisão do COPOM da semana que vem mudaram nos últimos dias? - CDL POA

Como as expectativas para a decisão do COPOM da semana que vem mudaram nos últimos dias?

Os juros representam um dos principais ativos negociados no mercado financeiro. Dentro da classe em consideração, existe um contrato na B3 atrelado às deliberações do COPOM sobre a Taxa SELIC: em caso de acerto, o investidor recebe um prêmio, ao passo que eventuais erros acabam por zerar o capital alocado. Portanto, os dados fornecem uma ideia do valor esperado pelos agentes a respeito dessa importante variável.

O gráfico abaixo mostra a evolução das probabilidades de ocorrência dos dois cenários preponderantes para a reunião de 3 e 4 de agosto. Recentemente, a alta de 1 ponto percentual (p.p..) tornou-se a aposta majoritária (77,5%), ultrapassando, com folga, a alternativa até então predominante (incremento de 0,75 p.p.).

A modificação significativa na trajetória das séries aconteceu no dia 23, data que coincide com a divulgação do IPCA-15 de julho – prévia do indicador mensal –, cujo resultado (+0,72%) veio acima do computado pelas instituições sondadas pela Refinitiv (+0,64%). Consequentemente, os prognósticos futuros do índice subiram tanto para 2021 (de 6,34% para 6,56%) quanto 2022 (de 3,75% para 3,80%), conforme as estatísticas do Relatório FOCUS. Logo, a distância para as respectivas metas, de 3,75% e 3,50%, aumentou.

Entendemos que o panorama para os próximos períodos segue desafiador. O excesso de frio em determinados polos agrícolas, a crise de abastecimento nos reservatórios das hidrelétricas e a continuidade do descompasso entre a oferta e a procura, causado pela disrupção das cadeias econômicas e pelo conjunto de estímulos governamentais, são capazes de pressionar ainda mais os preços no curto prazo. Já o acordo da OPEP+ envolvendo o reforço da produção de petróleo em escala global, alguma apreciação adicional do câmbio e a ociosidade do emprego constituem fatores de contenção da inflação.

*Conteúdo exclusivo – Oscar Frank, economista-chefe da CDL POA

 

________________________________________

Veja também:

 

Data

28 julho 2021

Compartilhe

Icone de telefone

Ligue e descubra a solução ideal para a sua empresa

(51) 3017-8000

Capitais e regiões metropolitanas
De segunda a sexta , das 9h às 18h.

CDL POA
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.