Como as bets impactam a economia e quais as implicações para a educação financeira? - CDL POA

As bets vêm chamando a atenção pelo aumento da ocupação de espaços na publicidade, incluindo marketing em meios de comunicação e patrocínios Brasil afora. De fato, as apostas eletrônicas suscitam preocupações no tocante à qualidade da gestão de recursos escassos. Consequentemente, os agentes têm concentrado esforços na medição de seus impactos, em especial sobre o poder aquisitivo – um dos principais motores da dinâmica da economia.

Em trabalho recente, o Itaú desenvolveu uma estimativa replicável que, apesar de suas naturais limitações, permite dimensionar o fenômeno. Como a estrutura vigente do negócio é a de empresas que atuam no exterior, os analistas recorreram ao Balanço de Pagamentos (BP) – registro sistemático das transações entre residentes e não residentes de um determinado país. Ademais, desde janeiro de 2023, o Banco Central passou a contabilizar as movimentações (ainda que de maneira não totalmente discriminada) em certas rubricas que compõem o BP.

A primeira parte da metodologia se subdivide em dois tipos de despesas: (1) taxas de serviço recolhidas pelas plataformas nas operações (R$ 24,1 bilhões); e (2) apostas propriamente ditas (R$ 44,1 bilhões). É razoável alegar que a soma de ambas (R$ 68,2 bilhões) constitui o tamanho do mercado como um todo. Porém, existe uma parcela que retorna através de prêmios (R$ 44,3 bilhões). Portanto, os dispêndios líquidos (subtraídos os recebimentos) alcançam R$ 23,9 bilhões.

Em seu modelo de projeção das vendas do varejo, o Itaú utiliza crédito, renda, confiança do consumidor e poupança. Os quatro vetores em conjunto geram um erro (diferença entre a previsão e o que efetivamente aconteceu) relativamente deprimido, a despeito da ascensão vertiginosa das bets.

Entendemos que uma das hipóteses capazes de explicar o resultado é de que, embora multibilionário, o montante é pequeno se comparado com variáveis relevantes. Por exemplo, a participação dos R$ 23,9 bi no PIB dos gastos das famílias de 2023 atinge 0,35%. Se considerarmos indicadores diretamente ligados ao comércio varejista (como aqueles fornecidos pela PAC, do IBGE, para 2022), teremos 0,9% para a receita e 3,0% para o Valor Bruto da Produção (faturamento descontado o Custo das Mercadorias Vendidas – o CMV). Logo, a precisão dos prognósticos pode ficar ameaçada em um cenário de continuidade do crescimento das bets.

Na nossa visão, a falta de educação financeira acaba por nutrir promessas de ganhos rápidos e fáceis, de tal sorte que diversos levantamentos corroboram com a tese. Segundo a Locomotiva, 48% dos entrevistados afirmaram que elevariam a poupança caso interrompessem com a prática. Por sua vez, de acordo com a pesquisa da SBVC, 63% reconheceram que houve comprometimento do orçamento. Além disso, quanto mais jovens, maior a proporção dos que deixam de comprar algo que precisavam ou gostariam para jogar. Por fim, o escopo do objeto abrange até mesmo os beneficiários do Bolsa Família – programa de transferências de renda voltado às classes baixas. Conforme a amostragem do Datafolha, 17% admitiram que o fazem ou já fizeram. Desses, quase um terço (32%) desembolsou pelo menos R$ 100.

Julgamos que uma eventual proibição da atividade não seja o caminho correto. No entanto, cabe alertar os usuários para os possíveis efeitos de um comportamento disfuncional (vício) em suas vidas, além de como distintos setores são afetados.

Assine a nossa Newsletter!

Fique por dentro das principais novidades do varejo, economia,
projetos de inovação e tendências do Rio Grande do Sul!

Você é associado à CDL POA?*

17 setembro 2024