A NRF Retail’s Big Show & EXPO, maior e mais tradicional evento do varejo mundial, realizada há 112 anos, chega ao fim nesta terça-feira (18), na cidade de Nova Iorque, nos Estados Unidos. O evento teve início no dia 16 de janeiro e contou com a participação de uma comitiva da CDL POA composta pelo presidente, Irio Piva; o vice-presidente, Octávio Scheibe; o Superintendente, Maico Renner; e o gestor de Marketing e Inovação, Rafael Guerra.
O grupo integrou a delegação de 15 líderes do varejo gaúcho, capitaneada pelo Sebrae RS, que contou também com 10 empreendedores de pequenos negócios gaúchos. Além da participação no evento, a partir de agora a missão realizará visitas técnicas nos principais pontos comerciais de Nova Iorque, verificando as tendências mundiais para o setor. Todos os participantes cumprem os protocolos sanitários relacionados a Covid-19, como vacinas, testes e proteção facial.
Como primeiro resultado da imersão em território americano, neste ano, a CDL POA compartilha, em suas plataformas, as percepções da comitiva da Entidade sobre o evento. Confira a primeira análise da série, com o superintendente Maico Renner:
“Enfim, em 2022, voltamos a participar presencialmente da NRF, embora ainda sem sua força máxima. Os temas trazidos na edição deste ano são convergentes com o que temos debatido no Brasil: pessoas, inclusão, diversidade, sustentabilidade, cultura, valores e propósito. Ainda se discute sobre os impactos da pandemia, mas principalmente sobre as oportunidades. O legado parece ser resiliência, adaptabilidade e maleabilidade. Inovação e disrupção são fundamentais para adaptar o modelo de negócio e suprir a mudança de comportamento do consumidor, que agora escolhe como, onde e quando quer se relacionar com as marcas. Nesse aspecto, a importância do omnichannel e da loja física servindo de suporte para essa atuação. Ninguém sobreviverá sozinho, é fundamental estar conectado com plataformas e ecossistemas para compor parcerias estratégicas em todos os níveis. Meta-Vending é uma novidade que surge para possivelmente resolver problemas de logística, principalmente no last mile. Nossa vida digital será mais imersiva de agora em diante. É preciso entender tecnologias como Blockchain, NFT, IOT e AI. Esses devem ser os pilares do Metaverso, que foi, de longe, o principal o conteúdo da NRF. Ninguém sabe onde o Metaverso vai nos levar, mas é fato que veio para ficar, já está acontecendo e vai mudar a forma como as pessoas e empresas se relacionam. Gameverdising e meta-commerce já estão no dia a dia da Geração Z, que será 50% da população em 2030. Porém, em todos os aspectos acima, é relevante o papel do líder e, principalmente, das pessoas, que devem ser sempre o centro de tudo. Na era digital, o lado humano precisa fazer a diferença e nunca fez tanto sentido. Volto muito entusiasmado com o futuro que podemos construir”
PÓS-NRF 2022 – ACELERE O SEU NEGÓCIO
A presença da Entidade varejista na feira objetiva a retomada do tradicional evento Pós-NRF, oportunizando aos gaúchos todas as novidades e aprendizados colhidos na missão. O Pós-NRF, promovido pela CDL POA, acontece no dia 31 de janeiro, no Teatro da Unisinos, em Porto Alegre, às 18h. Dentre as presenças confirmadas estão o presidente da SBVC (Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo), Eduardo Terra, considerado um dos principais especialistas de varejo do Brasil; Guga Schifino, Head de Transformação Digital da DX.CO | 4all Group, curador da FFX e conselheiro da CDL Porto Alegre; e Fabiano Zortéa, Coordenador de Varejo no Sebrae-RS, além de outras atrações.