Combos promocionais: veja como essa estratégia pode aumentar as suas vendas - CDL POA

Combos promocionais: veja como essa estratégia pode aumentar as suas vendas

O aumento das vendas de qualquer negócio depende das estratégias definidas para atender esse objetivo. Ser assertivo nessa escolha é fundamental para garantir um retorno a curto e a longo prazo, e os combos promocionais surgem como grandes aliados nesse caso.

Deseja saber mais sobre essa tática e como criar combos promocionais atrativos para a clientela? Continue a leitura e descubra todas essas informações. 

O que é um combo promocional?

É a combinação da venda de dois ou mais produtos ou serviços, sendo uma forma de agregar valor ao consumidor e potencializar o custo-benefício das suas mercadorias. Geralmente, esse combo possui um desconto especial, para torná-lo mais atrativo que a venda individual dos itens.

De forma prática, um bom exemplo são os combos disponibilizados em apps de delivery – os restaurantes oferecem diversas opções, como: pizza grande + pizza pequena doce + refrigerante por um valor promocional.

Quais são as vantagens de criar combos promocionais?

Essa estratégia proporciona diversos benefícios para todas as partes envolvidas, desde o vendedor, até o cliente final. Veja alguns:

Para o vendedor: 

• Mais oportunidades de lucro: a venda se torna atrativa aos olhos do cliente e isso interfere positivamente em sua decisão de compra. Consequentemente, os números das vendas são potencializados. 

• Crescimento do ticket médio: como o cliente adquire mais itens em uma mesma compra, o valor médio das suas vendas também aumenta.

• Menor percepção do valor do frete: isso faz com que o consumidor veja que a quantidade de itens que ele está adquirindo compensa o valor pago para receber o combo em casa, diminuindo as chances de desistência da compra.

• Melhor gestão de estoque: é possível criar combos com as mercadorias paradas no estoque, fazendo com que os produtos tenham maior giro.

Além disso, os combos promocionais atraem diversos tipos de compradores, como: os que estão procurando ofertas, os que buscam produtos por conveniência e os que desejam complementar compras.

Para os clientes:

• Valores mais atrativos;

• Gera economia para o bolso;

• Redução de tempo gasto, pois pode-se comprar vários itens de uma só vez;

• Os combos criam sensação de satisfação e prazer de aquisição.

Como montar combos promocionais?

Veja algumas dicas que podem ajudar na montagem dos combos:

Identifique os produtos mais vendidos

Crie uma relação dos itens que são destaque nas vendas, que ajudarão a tornar os seus combos atrativos e serão grandes motivadores para a compra. Em seguida, confira quais são as mercadorias complementares a eles e faça diferentes composições.

Aproveite para vender itens parados

Para que essa estratégia seja efetiva, é importante uni-la à dica anterior, pois o combo irá contar com o produto mais vendido e outro com pouca saída. Mas, lembre-se: a combinação precisa fazer sentido e gerar valor ao cliente.

Faça testes para descobrir o que funciona melhor 

No início, todo combo servirá como um teste, afinal, conforme as vendas vão sendo concretizadas, você terá números do que está funcionando e do que não está. As datas comemorativas, como o Dia das Mães, a Black Friday, o Natal, entre outras, costumam ser uma excelente oportunidade para criar combos. 

Cuidado com a venda casada

Essa é uma estratégia comercial em que o cliente é obrigado a comprar um produto para levar outro. Por isso, a prática não é permitida, conforme determina o Art. 39 do Código de Defesa do Consumidor (CDC).

Veja algumas ações que são consideradas venda casada, para não praticar em seu negócio:

• Exigir uma consumação mínima;

• Proibir o consumo de alimentos no cinema;

• Alugar espaço com buffet incluso;

• Vender passagens com hospedagens ou passeios;

• Impedir a compra individual dos itens;

• Disponibilizar cartão de crédito com título de capitalização.

Veja mais dicas no blog

Acompanhe o site e confira muitas outras dicas e novidades que vão auxiliar o seu negócio a vender cada vez mais.  

 

Data

24 maio 2023

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