Com representação da CDL POA, Plano Diretor elege novos conselheiros para 2024/2025

Os novos integrantes do Conselho Municipal de Desenvolvimento Urbano Ambiental (CMDUA), para o biênio 2024/2025, tomaram posse nesta terça-feira, 2, em cerimônia na Câmara Municipal. Ana Cláudia Narvaez Bestetti, diretora da CDL Porto Alegre, representa a Entidade e passa a fazer parte da gestão do Plano Diretor da Capital.

“Os conselheiros têm papel importante no enfrentamento de questões urbanas fundamentais, como habitação, enfrentamento às crises climáticas, sustentabilidade, entre outros. Desejo sucesso à nova composição do conselho na construção das melhores decisões para termos uma Porto Alegre cada vez melhor” – Prefeito Sebastião Melo.

Na próxima terça-feira, 9, ocorre  a primeira reunião do colegiado, de forma híbrida, presencial ou virtual. A partir das 18h, a transmissão será pelo canal da Secretaria Municipal  do Meio Ambiente, Urbanismo e Sustentabilidade (Smamus) no youtube ou na sede da Smamus (Luiz Voelcker, 55).

Também chamado de Conselho do Plano Diretor, o órgão tem o objetivo de formular políticas, planos, programas e projetos de desenvolvimento urbano. É um conselho consultivo que serve para contribuir com gestores públicos e técnicos, ajudando a aprimorar o planejamento urbano, especialmente a revisão do Plano Diretor, que está em andamento.

“O conselho é o elo da sociedade com a gestão, orientando o planejamento urbano. O plano diretor tem que resolver os desafios da cidade e construir uma cidade  equilibrada, sustentável e inclusiva”, ressaltou o secretário da Smamus, Germano Bremm.

Formado por 28 conselheiros, o colegiado continua tendo como presidente para o biênio 2024-2025 o secretário Germano Bremm. Os integrantes estão divididos em três grupos. Nove deles representam entidades não governamentais. Outros nove, a sociedade civil, sendo oito eleitos pelo voto direto nas Regiões de Planejamento da cidade, mais um representante do Orçamento Participativo. Somam-se a eles sete indicados de secretarias municipais, um do governo estadual e um do governo federal.

Participaram da cerimônia de posse o vereador Idenir Cecchin, representando a Câmara de Porto Alegre, e o deputado Miguel Rosseto, representando Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul, além de representantes de entidades ligadas à temática do urbanismo, líderes comunitários, delegados do Orçamento Participativo e vereadores. Em nome dos eleitos pelas entidades falou o conselheiro Ricardo Vellinho Ruschel, da Associação Riograndense dos Escritórios de Arquitetura AREA/ASBEA) e em nome das regiões de planejamento falou o conselheiro eleito pela região 6, Luiz Antônio Marques Gomes.

Processo eleitoral  – As eleições para a definição dos representantes das oito regiões de planejamento foram realizadas entre janeiro e fevereiro e tiveram recorde de participação. Foram 9.010 votantes. Conheça os 28 integrantes:

● Germano Bremm (Smamus)

Sociedade civil

● Felisberto Seabra (região 1)

● Vanessa Gomes (região 2)

● Jackson de Castro (região 3)

● Paulo Gadea (região 4)

● Wagner Pereira dos Santos (região 5)

● Luiz Antônio Marques Gomes (região 6)

● Lirian Nachtigal (região 7)

● André Luiz da Silva Seixas (região 8)

● Emerson Gonçalves dos Santos (OP)

● Denisse Pacheco Till Campos (Demhab)

● Flávio Caldasso Barboza (EPTC)

● Sônia Maria dos Santos Castro (GP)

● Ivan Jose da Silva (Metroplan)

● Patrícia Tschoepke (Smamus)

● Fernanda Brito da Silveira (Smdet)

● Glauber Douglas do Nascimento Mello (Smoi)

● Rafael da Silveira Velho (Smgov)

● Rafael Lorscheitter (UFRGS)

Entidades

● Jussara Kalil Pires (ABES/RS)

● Ricardo Vellinho Ruschel (AREA/ASBEA)

● Paulo Bins Ely (Creci)

● Diogo Ferreira Schiaffino (Sergs)

● Jorge Larre Lopes (Sticc)

● Ana Cláudia Narvaez Bestetti (CDL Porto Alegre)

● Fernando Campos Costa (Amigos da Terra)

● Antonio Carlos Zago (Sinduscon)

● Daniela Beling Pinheiro (OAB-RS)

Fonte: Prefeitura Municipal de Porto Alegre

Assine a nossa Newsletter!

Fique por dentro das principais novidades do varejo, economia,
projetos de inovação e tendências do Rio Grande do Sul!

Você é associado à CDL POA?*

02 abril 2024