Com alta da Inadimplência, CDL POA lança guia para auxiliar empresas a conceder crédito com segurança - CDL POA

Com alta da Inadimplência, CDL POA lança guia para auxiliar empresas a conceder crédito com segurança

Material tem como ponto de partida a atualização do Indicador de Inadimplência da Entidade, que mostra crescimento de negativados no RS e leve recuo na Capital em março

A progressiva alta na inadimplência ativou um alerta de preocupação para quem opera crédito, ou seja, empresas que realizam vendas a partir de crediários próprios ou cheques, e instituições financeiras. O  Indicador de Inadimplência CDL POA mostra dados que ratificam este cenário desafiador, com patamares de inadimplência ainda mais elevados no mês de março: no Estado, aferiu-se que 30,16% da população adulta encontra-se com algum grau de limitação em crédito, cheque ou protesto. 

Neste cenário, o Mapa da Concessão de Crédito: Uma rota de crescimento para os negócios em meio à inadimplência, elaborado pelos especialistas da CDL POA em Crédito e Economia, tem o objetivo de ajudar os empresários a operarem a concessão de crédito com maior segurança, responsabilidade e assertividade, entendendo o cenário econômico de policrise. 

O presidente da CDL POA, Irio Piva, aponta diversos fatores que explicam os constantes aumentos da inadimplência no Rio Grande do Sul, como os juros altos, a inflação estabilizada em patamares elevados, as incertezas fiscais e monetárias e até a nova estiagem da safra de grãos: “O crédito é um dos principais propulsores da economia, proporcionando poder de compra para as famílias e empresas, estimulando o consumo e a criação de empregos”.

Em março, a população adulta negativada alcançou 2,701 milhões no RS e 384,3 mil em POA. Entre fevereiro e março de 2023, 8.959 gaúchos ingressaram no grupo, enquanto 583 porto-alegrenses o deixaram. Já na comparação com março de 2022, o estoque de cidadãos inadimplentes subiu 94.962 – o equivalente aos habitantes do município de Lajeado. No caso de Porto Alegre, foram 18.191. Os dados foram obtidos a partir da base de restritivos da Boa Vista SCPC, a maior disponível no Estado.

O material, disponibilizado gratuitamente pelos canais da Entidade, indica o uso do Cadastro Positivo da melhor forma, atenção completa na recuperação de dívidas e a inclusão dos inadimplentes nos bancos de dados restritivos, como o SCPC, são algumas medidas detalhadas no material, que visam ajudar o setor a manter os negócios saudáveis diante do cenário econômico. 

Indicador de Inadimplência da CDL-POA – Porto Alegre
(Em %)

Fonte: Boa Vista SCPC / CDL Porto Alegre. | Elaboração: AE/CDL POA.

Indicador de Inadimplência da CDL-POA – Rio Grande do Sul
(Em %)

Fonte: Boa Vista SCPC / CDL Porto Alegre. | Elaboração: AE/CDL POA.

O Indicador de Inadimplência CDL POA é elaborado pelo Núcleo Econômico da Entidade e mede mensalmente a inadimplência dos consumidores do Rio Grande do Sul e de Porto Alegre. O levantamento teve início em fevereiro de 2022 e mostra a parcela de pessoas físicas com algum tipo de restrição a crédito, cheque ou protesto. 

Análise dos Dados:

O economista-chefe da CDL POA, Oscar Frank, explica que, apesar da manutenção da Taxa Selic em 13,75% ao ano desde agosto de 2022, os juros médios do crédito às pessoas físicas cresceram. Nas operações com recursos livres – linhas onde as condições são pactuadas entre oferta e demanda –, houve expansão de 4,28 pontos percentuais até fevereiro (de 54,02% ao ano para 58,30% ao ano). 

“Entendemos que o fenômeno está atrelado ao aumento da seletividade das instituições financeiras na concessão, em função da desaceleração da atividade econômica e do mercado de trabalho; da estabilização da inflação em níveis altos; e das incertezas domésticas, potencializadas pela fragilização dos fundamentos monetários e dos riscos ligados às contas públicas”, aponta Frank. Tais vetores representam barreiras que impedem a queda consistente do custo dos empréstimos e financiamentos por enquanto.

Conforme os modelos que permitem inferir a renda a partir do comportamento de consumo, 53,43% dos negativados no RS ganham até R$ 2.000 mensais. Logo, as transferências sociais do governo evitam que a situação piore no curto prazo. 

Dicas para uma concessão de crédito mais assertiva:

O Guia de Inadimplência da CDL POA apresenta algumas dicas do gestor de Crédito e Cobrança, Diego Ramos, para a realização de uma concessão de crédito mais assertiva. Entre elas estão o maior cuidados possível com fraudes no ato a concessão; a obtenção de dados completos, validados e com referências; redobrar a atenção frente aos critérios de concessão; ajuste de preço sempre que o índice de inadimplência (perdas) subir e não comportar mais os custos da operação; atenção ao penetrar em portfólios e perfis não conhecidos; Ter uma régua de cobrança bem definida; Buscar parceiros terceirizados para realização da cobrança do portfólio; Ter disponível um book especial de ofertas aos clientes inadimplentes; e prezar sempre pela negociação gradual, buscando a maior recuperação possível.

 

Assine a nossa Newsletter!

Fique por dentro das principais novidades do varejo, economia,
projetos de inovação e tendências do Rio Grande do Sul!

    Você é associado à CDL POA?*



    Data

    10 abril 2023

    Compartilhe

    Icone de telefone

    Ligue e descubra a solução ideal para a sua empresa

    51 3017 8000

    Capitais e regiões metropolitanas
    De segunda a sexta , das 9h às 18h.