Com a pandemia, 29% dos consumidores brasileiros passaram a fazer mais compras online
15
MAIO, 2020
Notícias
Meio de pagamento mais usado nas compras pela internet é o cartão de crédito.
Desde o início da pandemia, 29% dos consumidores têm feito mais compras online, devido às medidas de restrição em combate ao novo coronavírus. A informação foi constatada por uma pesquisa especial da Boa Vista, parceria da CDL Porto Alegre, feita com cerca de 600 consumidores para identificar mudanças no comportamento do brasileiro com a pandemia.
Ao serem questionados sobre o meio de pagamento utilizado para o pagamento das compras online, o cartão de crédito foi citado por 71% dos consumidores, seguido do débito em conta, com 13%. O boleto foi citado por 12% e 4% indicaram a transferência bancária. Os gráficos abaixo ilustram os números.

Renda impactada
78% dos consumidores terão impacto na renda mensal por conta das medidas de isolamento contra o novo coronavírus. Ainda assim, do total de entrevistados, 75% afirmaram estar de acordo com as medidas protetivas adotadas no combate ao novo coronavírus, considerando-as adequadas. 41% já fazem algum trabalho extra para complementar a renda familiar, mesmo antes do atual cenário de crise ocasionada pela pandemia.
Estoque de produtos
14% dos consumidores passaram a estocar produtos comprados em supermercados, como alimentos e itens de higiene e limpeza, após o início da pandemia. Outros 86% estão mantendo o consumo normal, sem comprar em quantidade para estocar alimentos ou os demais itens.

Metodologia
A pesquisa sobre hábitos dos consumidores em meio à pandemia do novo coronavírus foi feita pela Boa Vista durante parte de abril de 2020, com cerca de 600 consumidores, em todo o Brasil. Para a leitura dos resultados considerar cerca de 4 p.p. (pontos percentuais) de margem de erro e 95% de grau de confiança.
___________________________________________________
A CDL Porto Alegre reafirma seu compromisso em acolher as necessidades dos varejistas, auxiliando-os a transpor os entraves da disseminação do coronavírus. A Entidade tem a convicção de que a unidade do setor fará grande diferença neste momento tão delicado e de apreensão para todos. Com a atenção e a disponibilidade de cada empresário, para fazer a sua parte, o setor sairá ainda mais forte desta crise.