Código de barras é canal de inovação no varejo
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AGOSTO, 2017
Notícias
A quinta edição do estudo “Consumidores e empresas: tendências e comportamento no mercado nacional”, realizado pela Associação Brasileira de Automação-GS1 Brasil com apoio da consultoria H2R Pesquisas Avançadas, mostra como o código de barras proporciona e pode proporcionar ainda mais inovação e eficiência para empresas, além de influenciar o comportamento do consumidor.
No que se refere ao uso do código de barras, a consulta de preços é a aplicação escolhida por 82% dos consumidores consultados, seguido pela utilização como código para pagamentos (83%) e para realizar compras nas lojas e supermercados (77%). Mas os entrevistados também se disseram aptos a usá-lo para ler rótulos de produtos (79%), rastrear o que consome (77%) e obter informações sobre os produtos (76%).
Quando se trata de alimentos, 85% quer usar o código de barras para saber a validade e 79% para ler o rótulo. Na área da saúde, 79% vai querer acesso às informações dos medicamentos por meio do código e 76% acreditam que o código pode os auxiliar nas consultas de resultados dos exames médicos.
Quanto à utilização pelas empresas, 82% entendem que usar as informações dos artigos evitam falsificações e 78% afirmam que a reposição contínua de itens e a liberação de novos produtos estão ligadas à qualidade da informação. Além disso, 63% acreditam que o sistema ajuda a otimizar regras de preços e 60% a agilizar promoções.
Vale lembrar que 86,9% dos produtos vendidos no Brasil são identificados por meio deste sistema, o equivalente a 81,63% do faturamento do varejo do país. E que o smartphone é uma das principais ferramentas para leitura do código de barras.
De abrangência nacional, a pesquisa levou em conta as respostas de 400 pessoas com acesso a smartphones e 550 empresas.