CDL Porto Alegre recebe comandantes de sete batalhões da Brigada Militar - CDL POA

CDL Porto Alegre recebe comandantes de sete batalhões da Brigada Militar

A cúpula do Policiamento da Capital, representada por sete comandantes da Brigada Militar, esteve presente na reunião-almoço da CDL Porto Alegre nesta quarta-feira (16/11). Todos agradeceram o convite e reiteraram a importância destes encontros de troca de informações para que possam ser ainda mais eficientes no cumprimento da missão constitucional de preservação da ordem pública. “Também valorizamos muito esta oportunidade de estarmos próximos. A BM é um orgulho para o nosso Estado e, com certeza, é uma das instituições com a melhor imagem possível perante a sociedade”, disse o presidente da CDL POA, Irio Piva, ao saudá-los e agradecer a visita e o esforço de todos para estarem na Entidade.

Cada um dos comandantes desenvolveu algum aspecto do trabalho. O tenente-coronel Alexander Pereira Cardoso, do 1º BPM, destacou que, com a pandemia, o roubo a pedestres saiu do Centro Histórico e foi para os bairros, havendo também um aumento dos crimes cibernéticos. “O crime vai para onde as pessoas estão. Por isso, é tão crucial se fazer o registro das ocorrências porque é a partir disso que fazemos o planejamento e a distribuição do efetivo”, explicou Alexander. Sobre o quanto a pandemia provocou mudanças no comportamento das pessoas, o major Fabiano Henrique Dorneles, do 21º BPM,  comentou que aumentaram ocorrências de perturbação da ordem pública, surtos e violência doméstica: “Antes, nossa atuação era mais na rua e agora se dá mais nas residências”. Localizado na Zona Sul, esse batalhão responde por 45% da área do município. 

Responsável pelo 4º RPMon (Regimento de Polícia Montada), o tenente-coronel Ives Pacheco, contou que, diferentemente dos seus colegas, não cobria uma área específica da Capital. “Nós, com o conjunto homem-cavalo, estaremos ao lado de quem precisar de apoio”, explicou ele fazendo questão de convidar a todos para o 63º Festival Hípico Noturno, que ocorrerá de 24 a 27 de novembro, no Regimento Bento Gonçalves, em Porto Alegre. “É um momento especial porque recebemos o público civil dentro do quartel”, complementou.

O tenente-coronel Daniel Araújo reforçou que boa parte do que movimenta uma cidade passa pelo comércio, sendo a segurança pública essencial para o desenvolvimento do segmento e de toda a economia. Araújo comanda o 11º BPM, cuja abrangência compreende a zona norte da Capital. O comandante do 20º BPM, tenente-coronel Rafael Tiaraju de Oliveira, ratificou que a atuação dos batalhões é imprescindível para o desenvolvimento econômico e social. “Procuramos aplicar ferramentas de gestão também para buscar a prevenção como o primeiro caminho a ser adotado”, acrescentou.  

O tenente-coronel Samaroni Teixeira Zappe – um dos responsáveis pelo controle dos indicadores ao lado do Comandante do Comando de Policiamento da Capital, coronel Luciano Moritz Bueno – trouxe dados sobre a queda em dois desses índices: “Tivemos 10% redução no roubo a pedestres em Porto Alegre e 15% no roubo a lojas na grande POA. Estamos sempre pensando em estratégias que possam possibilitar tempo de resposta mais ágil e repressão qualificada.”

Já bastante próximo da diretoria da CDL POA por comandar o 9º BPM, o tenente-coronel Fábio da Silva Schmitt, lembrou que cerca de 400 mil pessoas circulam durante o dia nas imediações do Centro. “Temos efetivo a pé ou motorizado em dezenas de pontos de visibilidade das 6h às 23h. Também estamos elaborando uma reengenharia de motociclistas”, antecipou o comandante da unidade responsável pelo Centro Histórico, Cidade Baixa, Moinhos de Vento, Floresta e São Geraldo.

Ainda, o gestor de Marketing e Inovação da CDL POA, Rafael Guerra, apresentou o estudo de fim de ano “Copa do Mundo, Black Friday e Natal: Quem ganha a atenção do consumidor”. O projeto foi realizado junto à Vitamina Pesquisa e conta com a análise econômica do Núcleo de Informações Econômicas da CDL POA. “Ao ouvir os porto-alegrenses, procuramos captar o que chama a atenção das pessoas em um período singular e atípico, recém saído do tensionamento pós-eleições, com Copa do Mundo, Black Friday e Natal. O lojista precisa comunicar diferentes mensagens ao mesmo tempo e ao mesmo consumidor. As marcas necessitam se posicionar como opção aos consumidores”, afirmou Rafael Guerra. 

Data

16 novembro 2022

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