Rede de Entidades Parceiras, da CDL POA, reuniu mais de 100 entidades representativas na Capital, nesta sexta-feira (7)
Nesta sexta-feira (07), a CDL Porto Alegre realizou uma imersão no mercado de Crédito junto à Rede de Entidades Parceiras, no Hotel Deville Prime, na Capital. Com a presença de mais de 100 entidades empresariais de todas as regiões do Estado, o (Re)encontro de Parceiras reuniu os principais executivos das entidades empresariais que lidam com crédito no RS e impulsionam o crescimento de negócios regionais.
A temática “Nova rota de voo” conduziu os convidados, que foram recepcionados em um ambiente caracterizado para inspirar reflexões sobre as mudanças do mercado de crédito. Assim, com objetivo de ampliar os resultados das entidades parceiras e de suas associadas, temas como a revolução no mercado de crédito e as novas oportunidades decorrentes dessas transformações estiveram em pauta. Ainda, o Cadastro Positivo, o Open Finance, a atuação das fintechs no ambiente de negócios, o desenvolvimento de novas tecnologias e os novos players ganharam destaque.
O crédito é um dos principais motores para o desenvolvimento de empresas, por isso faz parte da expertise da Rede de Entidades Parceiras e ganhou foco neste evento. Para o superintendente da CDL POA, Maico Renner, um cenário que exige mais do mercado de crédito, também exige mais soluções. “A evolução do mercado de crédito aponta para grandes oportunidades, mas é preciso um novo olhar para esta nova realidade. Por isso, este encontro ganha relevância. Precisamos entender que as pessoas aqui reunidas são figuras determinantes para a retomada econômica de suas cidades”, ressaltou Renner.
Para o presidente da CDL POA, Irio Piva, o encontro foi uma oportunidade para aprofundar a visão sobre negócios e empreendedorismo. “A Rede de Entidades Parceiras da CDL POA representa uma grande força em gestão empresarial e este encontro um foi momento para potencializar negócios e trocar experiências que viabilizam as soluções inteligentes e as melhores ofertas de crédito aplicadas ao mercado”, destacou o dirigente.
Em sua apresentação, o gestor de Marketing da Entidade, Rafael Guerra, salienta que a oferta de crédito a empresas oportuniza a atração de novos clientes. “Hoje, é indissociável falarmos de comportamento do consumidor e crédito. Não podemos pensar em crédito isoladamente, sem entendermos a jornada do consumidor e como ela impacta o mercado. Nesta união, temos informações fundamentais para auxiliar empresas a ofertar crédito, mitigar riscos e gerar mais negócios”, detalhou Guerra.
Dentre as temáticas abordadas pelo economista-chefe da CDL POA, Oscar Frank, ganhou destaque o Cadastro Positivo. Segundo o especialista, nos últimos dois anos, houve uma redução de 10,4% nas taxas de juros no crédito pessoal não consignado, decorrente da nova prática. Frank explica que o Cadastro Positivo está intimamente ligado à formação de novos negócios: “a inclusão do consumidor desbancarizado no mercado de crédito já está acontecendo. São 10,3 milhões de pessoas físicas e 763mil empresas que não faziam parte do conjunto de informações já compartilhadas pelas instituições e que agora podem ter acesso ao crédito facilitado”.
O gestor de Crédito e Cobrança, Diego Ramos, detalhou dados da recuperação de crédito da CDL POA, que mostram a eficiência do serviço prestado: “temos mais de 25 anos de atuação e mais de 30 marcas associadas. Conquistamos resultados de excelência e nos consolidamos no mercado de crédito porque nossas soluções de recuperação de crédito têm como diferencial o acesso irrestrito à base Boa Vista, aliado ao cruzamento de dados de endividamento e da inteligência analítica da CDL POA”.
O time de Expansão RS da CDL POA, responsável pelo atendimento das entidades parceiras e fomento de novos negócios, composta pela coordenadora Denise Pires e os supervisores regionais, Nutiele Freitas, Francine da Silva, Diego Berzagui e Jose Carina Cunha, conduziram a apresentação de cases de sucesso voltados à migração de serviços, recuperação de crédito, produtos positivos e crediário próprio. O grupo também desenvolveu dinâmicas para aplicação de ações que fortalecem a Rede de Parceiras.
A Rede de Entidades Parceiras busca atender demandas de seus representados ampliando e potencializando negócios para que tenham competitividade frente ao cenário socioeconômico. Com forte know-how em gestão financeira, a Rede tem atuação em mais de 240 municípios do Rio Grande do Sul, por meio de mais de 150 entidades parceiras, como CDLs, ACIs, CICs e Sindilojas, e atendendo cerca de 30 mil empresas. Desta forma, como gestora da Rede de Entidades Parceiras, a CDL POA, aliada aos serviços da Boa Vista SCPC, traduz sua inteligência e expertise em fortalecer os negócios, vislumbrando ao mercado gaúcho crescimento, inovação e progresso.