Entidades Empresariais Gaúchas lançaram nesta quinta-feira (29), um manifesto que busca a retomada de um Estado social e economicamente pujante. Assinado pela CDL Porto Alegre, Federasul, AGV, Agas, Setcergs, Federação Varejista, Sindilojas Porto Alegre e Sindienergia, o Manifesto Empreendedor 2026 lista ações em 12 eixos fundamentais para tratar do futuro do Estado.
O texto é resultado de um manifesto anterior, lançado em 2023, que indicava as vocações econômicas do Estado. As crises climáticas seguintes àquele ano, evidenciadas por enchente e estiagem, contudo, levaram à reformulação atual, mais robusta, trançando novas estratégias. Entre as ações, estão medidas que preveem a melhora do ambiente de negócios, infraestrutura, transição energética, avanço em irrigação e a retenção de talentos.
12 eixos do Manifesto Empreendedor
- Riscos ao Trabalho e à Renda
- Segurança Física e Jurídica
- Macroeconomia e Social
- Infraestrutura
- Segurança Alimentar
- Saúde
- Educação
- Ondas Migratórias
- Turismo de Integração Cultural
- Mineração
- Comércio Exterior
- Segurança Energética
O manifesto do grupo ainda marca o lançamento da campanha “O Povo pelo Povo – Todos juntos vencendo desafios do RS”. Conforme Costa, o movimento social resgata um espírito de renovação entre os gaúchos, a exemplo do que foi vivido na enchente de 2024.