Na manhã desta segunda-feira (5), a CDL Porto Alegre recebeu em sua sede os presidentes e vice-presidentes da AGV e do Sindilojas Porto Alegre para reunião-almoço com o governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, que apresentou o Mapa Estratégico do Estado – Gestão 2023/2026. O encontro, liderado pelo presidente da CDL POA, Irio Piva, contou também com a presença da secretária de Comunicação do Governo, Tania Moreira, e o deputado estadual, Frederico Antunes.
Ao dar as boas-vindas, Irio Piva salientou a relevância do evento que une as entidades varejistas gaúchas em prol do setor varejista. “Estamos aqui porque acreditamos no protagonismo das entidades varejistas na busca por caminhos que acelerem o desenvolvimento do Rio Grande do Sul. Nos reunimos, hoje, para conhecer o Mapa Estratégico do Governo do Estado e compreender os projetos propostos para acelerar o setor.”
Ainda, o presidente da CDL POA destacou: “Temos uma grande responsabilidade, pois falamos por muitos, somos porta-vozes do setor responsável por 12,8% do Valor Adicionado Bruto (VAB) do RS, estimado em R$ 52 bilhões; por 23,1% dos vínculos formais de trabalho no Estado, cerca de 626 mil contratos; por 35,6% dos CNPJ’s com pelo menos um funcionário no RS; e por 30% do total estadual arrecadado em ICMS, que representa R$ 12,99 bilhões”.
Na apresentação, o líder estadual elencou as prioridades da gestão para acelerar o desenvolvimento do Rio Grande do Sul. Dentre os pontos principais estiveram os verticais: Estado Próspero; Planejamento, Governança e Gestão; Sociedade inclusa, justa e feliz; Desenvolvimento econômico inovador. Eduardo Leite salientou que as contas equilibradas não são um fim em si mesmo, mas um meio de melhorar a vida das pessoas. “Sabemos a força deste setor produtivo, que contribui muito para a economia do Estado e guia o Governo no caminho da pujança”.
Foto: Felipe Dalla Valle