CDL POA Talks traz insights do SXSW 2025 para o varejo gaúcho

CDL POA Talks traz insights do SXSW 2025 para o varejo gaúcho

No dia 20 de março de 2025, a CDL Porto Alegre realizou mais uma edição do CDL POA Talks, evento que reuniu associados e especialistas para discutir tendências globais e inovações relevantes para o varejo gaúcho.  

O encontro contou com a presença de Daniela Vargas, Gerente Executiva de Operações Comerciais e Performance no Grupo RBS e vice-presidente da ARP, que compartilhou insights do SXSW 2025, um dos maiores eventos mundiais sobre criatividade, tecnologia, cultura e consumo, realizado em Austin, EUA. Com mais de 80 mil participantes, 3 mil painéis e 1 mil atividades culturais, o SXSW deste ano destacou-se por abordar temas emergentes que já estão moldando o futuro dos negócios e da sociedade. 

 Durante sua apresentação, Daniela Vargas destacou cinco tópicos principais discutidos no SXSW 2025.

Tendências do SXSW 2025

Emergência de saúde social

A solidão causada pela hiperconectividade foi um dos temas centrais. Em uma palestra marcante, Michelle Obama destacou como a percepção do tempo e a comparação constante nas redes sociais afetam o bem-estar. A solução? Menos telas e mais interação social para recuperar o otimismo e a esperança. 

Inteligência Artificial e o futuro do trabalho

A IA não substituirá as capacidades humanas, mas quem não souber usá-la pode ser substituído. A hiperpersonalização, impulsionada pela biotecnologia e sensores avançados, transformará o marketing. Daniela reforçou que a IA deve ser usada para automação e eficiência, liberando os humanos para a criatividade. 

 Dicas para empresas usarem a IA: Investir em treinamento em IA; explorar storytelling e persuasão; criar uma cultura de inovação.

Experiências físico-digitais

O metaverso segue relevante, impulsionando as marcas a se diferenciarem. O universo conectado da Disney foi citado como exemplo de uma abordagem bem-sucedida. 

Sustentabilidade e propósito das marcas

Mais do que vender, as marcas precisam gerar valor para os consumidores e para o mundo. O marketing deve ser estratégico e humano, pois inovação sem propósito não é suficiente para construir conexões autênticas. 

O que vem por aí

Daniela apresentou tendências que estão moldando o futuro, como táxis autônomos, transporte por drones, robôs aprendizes e a evolução dos computadores quânticos, que prometem revoluções na indústria farmacêutica e na descarbonização. 

 Ao final do evento, Daniela reforçou a mudança de mentalidade necessária para o futuro: as empresas não devem mais se perguntar “como vender mais?”, mas sim “como gerar mais valor para o consumidor e para o mundo?”. 

 O CDL POA Talks seguiu seu propósito de conectar o varejo gaúcho com as principais tendências globais, preparando empresas para os desafios e oportunidades do futuro. 

Data

21 março 2025

Compartilhe

Icone de telefone

Ligue e descubra a solução ideal para a sua empresa

(51) 3017-8000

Capitais e regiões metropolitanas
De segunda a sexta , das 9h às 18h.

CDL POA
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.