A Black Friday é, por essência, um evento digital no Brasil que, cada vez mais, ganha adeptos de varejistas físicos. Mas entre o digital e o físico, uma coisa que ninguém abre mão são as redes sociais para apresentar produtos e engajar clientes com a marca. Pensando nisso, a CDL Porto Alegre organizou mais uma edição do CDL POA Talks, desta vez tratando sobre como aumentar as vendas durante a Black Friday utilizando as redes sociais fazendo Lives Shops.
O evento que aconteceu na quarta-feira (07/11), na sede da Entidade, reuniu lojistas de diversos segmentos e contou com apresentação da jornalista Maíra Gatto. A primeira palestra foi da psicóloga Luciana Morais, fundadora da Vitamina Pesquisas, que apresentou dados de intenção de consumo na data, em estudo encomendado pela CDL Porto Alegre. Além dela, a jornalista e fundadora da YouPlay, Sibele Severo, levou a estratégia e o passo a passo para realizar uma Live Shop de sucesso nas redes sociais.
Entre os dados da pesquisa de Black Friday destacados por Luciana está o ticket de intenção de compra que, para 46,5% dos entrevistados, será maior de R$ 1 mil. O que mostra a relevância da data tanto para o consumidor quanto para o comércio, e ressalta a importância de se ter estratégias de venda para aproveitar essa intenção de consumo.
A segunda parte do evento tratou sobre as Lives Shops, que se tornaram uma poderosa ferramenta no e-commerce moderno, combinando a interação ao vivo com a conveniência das compras online, em rede social. Este formato não só cria uma experiência de compra mais envolvente e personalizada, como também permite que os vendedores apresentem seus produtos de maneira dinâmica e direta, respondendo às perguntas dos clientes em tempo real.
Sobre elas, Sibele ressaltou a importância do treinamento e preparação. Seja para fazer sua primeira aparição ao vivo, quanto para as próximas tentativas.
“O que atrapalha muitas pessoas são os 3 P’s – procrastinação, preocupação (que é o medo de ser julgado) e perfeccionismo. Fazer vídeo é sempre difícil, e fazer ao vivo é ainda mais desafiador. O importante para melhorar é fazer, ajustar e repetir”, destaca a profissional.
Conforme Sibele, o mais importante é estar preparado para a Live criando um roteiro e sempre ter um ou dois auxiliares para ajudarem nas vendas e na fluidez do vídeo ao vivo, com trocas de produtos e retorno sobre comentários e dúvidas de participantes.
A Black Friday de 2024 acontece no dia 29 de novembro, e lojas físicas e online podem se beneficiar da estratégia de Lives Sops para aumentar suas vendas. A pesquisa completa da CDL Porto Alegre com os dados apresentados no evento pode ser acessada neste link.