CDL POA Talks debate efeitos práticos da Reforma Tributária e orienta varejo sobre desafios da transição - CDL POA

CDL POA Talks debate efeitos práticos da Reforma Tributária e orienta varejo sobre desafios da transição

A CDL Porto Alegre realizou, na manhã desta quarta-feira, 10 de dezembro, a última edição de 2025 do CDL POA Talks, transmitida ao vivo pelo YouTube e acompanhada por mais de 100 participantes. O encontro teve como objetivo esclarecer como a Reforma Tributária — que começa a vigorar gradualmente a partir de 2026, com um período de transição que se estenderá até 2033, quando o novo modelo substituirá totalmente o sistema atual — irá impactar o cotidiano das empresas, especialmente no varejo. 

 A abertura das entrevistas e a condução das perguntas ficaram a cargo da jornalista Maíra Gatto e da gestora jurídica e de Governança Corporativa da CDL POA, Virgínia Menezes, que organizaram o debate a partir de questões estruturadas e dos questionamentos enviados pelo público. Para responder às dúvidas, a Entidade convidou o sócio da área tributária da Costabeber e Papadopol Advogados Associados, Marcel Papadopol, e a sócia responsável pela área de Consultoria Tributária da Carpena Advogados, Taíla Teloeken. 

Ao longo do encontro, foi reforçado que a nova legislação tem potencial de simplificação ao concentrar tributos no IVA — Imposto sobre Valor Agregado, modelo composto pelo IBS — Imposto sobre Bens e Serviços (estadual e municipal) e pela CBS — Contribuição sobre Bens e Serviços (federal). Apesar disso, ainda não há clareza sobre eventual redução da carga tributária — percepção compartilhada pelos especialistas, que acreditam que a Reforma tende mais a reorganizar do que aliviar o peso fiscal. 

Para o varejo, destacou-se a importância de ter fornecedores confiáveis, manter cadastros atualizados e acompanhar a adimplência e o enquadramento tributário dos parceiros, fatores que influenciarão diretamente na apropriação de créditos no novo sistema. Também ganhou relevância a discussão sobre o modelo híbrido do Simples Nacional. 

 As perguntas que guiaram a conversa abordaram temas como início efetivo da Reforma e riscos de prorrogação; funcionamento do IBS, CBS e Imposto Seletivo; mudanças operacionais no dia a dia das empresas; os efeitos nas transações interestaduais; ajustes de sistemas e ERPs; aplicação do split payment; créditos acumulados de ICMS e ISS; impactos para MEIs e empresas do Simples; e tratamento tributário de perdas, furtos e operações com alíquota zero. As dúvidas enviadas pelo chat demonstraram a expectativa do setor sobre a fase de transição e a necessidade de orientação técnica contínua. 

 Ao final, cada especialista sintetizou recomendações diretas para as empresas iniciarem sua preparação. Taíla Teloeken destacou a importância de organizar processos internos, revisar cadastros e qualificar equipes, acompanhar de perto a implementação da Reforma e realizar simulações específicas para empresas do Simples Nacional. Já Marcel Papadopol alertou que, quem ainda não iniciou sua preparação, já está atrasado, reforçou a necessidade de rigor na apropriação de créditos e lembrou que ICMS e ISS têm prazo para extinção, exigindo reestruturação gradual desde agora. 

Antes do início da transmissão, o presidente da CDL POA, Irio Piva, ressaltou a relevância do tema para o varejo gaúcho. “A Reforma Tributária representa uma das maiores mudanças estruturais do sistema brasileiro nas últimas décadas. Nosso papel, enquanto Entidade representativa, é garantir que os associados tenham acesso às melhores informações, às análises mais qualificadas e ao suporte necessário para atravessar este período de transição com segurança”. 

 Para conferir todas as explicações, perguntas respondidas e orientações dos especialistas, assista à live na íntegra em nosso canal no YouTube. 

Data

10 dezembro 2025

Compartilhe

Icone de telefone

Ligue e descubra a solução ideal para a sua empresa

(51) 3017-8000

Capitais e regiões metropolitanas
De segunda a sexta , das 9h às 18h.

CDL POA
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.