A CDL Porto Alegre realizou, na manhã de 18 de novembro, o Encontro de Presidentes, que reuniu representantes de entidades do interior gaúcho em prol do fortalecimento do varejo estadual. Esse foi o último encontro do ano, que fecha o ciclo de reuniões com as principais entidades setoriais do Interior do RS.
O presidente da CDL POA, Irio Piva; o 2º vice-presidente, Carlos Klein; o superintendente Maico Renner; o economista-chefe Oscar Frank e o time comercial receberam as entidades, assim como o líder do bloco empresarial gaúcho, Rodrigo Sousa Costa e do presidente da Agência de Desenvolvimento do RS (Invest RS), Rafael Prikladnicki.
O presidente da entidade destacou a importância do evento como um “momento de integração fundamental para alinharmos prioridades e impulsionarmos o desenvolvimento regional” e adiantou o planejamento para o fortalecimento da relação entre CDL POA e entidades do interior. Por fim, falou sobre seu encerramento de ciclo à frente da CDL POA, aproveitando para apresentar o novo presidente eleito para o biênio 2026/2027, Carlos Klein.
Após a abertura de Irio Piva, o economista-chefe da CDL POA, Oscar Frank, apresentou as perspectivas econômicas para 2026. Depois, o líder do bloco empresarial gaúcho, Rodrigo Sousa Costa, falou sobre a importância do associativismo e a da união das entidades. Para finalizar, o presidente da Agência de Desenvolvimento do RS (Invest RS), Rafael Prikladnicki, explanou sobre as perspectivas para o Estado para o próximo ano.
Após as apresentações, foi aberto espaço de diálogo para os presidentes das entidades do interior que aproveitaram o momento para levantar questões para o desenvolvimento de suas cidades.
O Encontro de Presidentes busca fortalecer vínculos com as entidades do RS, aumentando o diálogo para conhecer as demandas das lideranças em busca do desenvolvimento dos negócios no Estado. Ao todo, a CDL POA abrange mais de 2 mil entidades em todo Brasil, sendo mais de 160 entidades parceiras no RS, presentes em todas as regiões do RS, atendendo cerca de 30 mil CNPJs, presentes em mais de 250 municípios – o que representa mais de 80% do PIB gaúcho.