No dia 19 de fevereiro, o 9º Batalhão de Polícia Militar (BPM) realizou a cerimônia de passagem de comando. Na sede do 9º BPM, o Coronel Fábio da Silva Schmitt se despediu da unidade, e o Tenente-Coronel Hermes Völker assumiu o comando do batalhão. O evento contou com a presença do Coronel Luciano Moritz Bueno, comandante do Policiamento da Capital, além de diversas autoridades da segurança pública, lideranças sociais, empresários, vereadores, deputados, secretários, procuradores, entre outros representantes da sociedade e do poder público. A CDL POA prestigiou o evento, com a presença do presidente Irio Piva, do vice-presidente, Carlos Klein, e do superintendente, Maico Renner.
Durante a cerimônia, foram destacados os esforços dos comandantes na implementação de estratégias eficazes e ações humanizadas, fundamentais para o fortalecimento da segurança e o bem-estar da comunidade. Para o presidente da CDL POA, Irio Piva, a corporação merece toda a reverência pelo excelente trabalho que tem desenvolvido, resultado na queda recorde nos índices de criminalidade. Ainda, o presidente destaca a relevância das parcerias público-privadas, em ações conjuntas pelo desenvolvimento e qualidade de vida na cidade.
Ainda, na manhã desta sexta-feira, dia 7 de março, ocorreu a cerimônia de passagem de comando do Comando de Policiamento da Capital (CPC). O evento foi realizado às 10h, no Palácio do Comércio, no Centro de Porto Alegre, e foi amplamente prestigiado por autoridades locais e estaduais. Na ocasião, o coronel Luciano Moritz Bueno transmitiu a função ao coronel Fábio da Silva Schmitt.
O coronel Schmitt ingressou na Brigada Militar em 1995. Na sua trajetória na Corporação, destacam-se experiências nas áreas de Operações Especiais, Ensino e Comunicação Social. Também esteve à frente da segurança do Vice-Governador do Estado e, nos últimos quatro anos, integrou o comando do 9º Batalhão de Polícia Militar (9º BPM), nas funções de subcomandante e comandante.
A solenidade também marcou a passagem do coronel Luciano para a Legião Altiva da Brigada Militar, após 35 anos de serviços prestados à sociedade gaúcha. O oficial foi homenageado com um vídeo sobre a sua carreira e o descerramento da sua placa de ex-comandante do CPC, além de ter sido reconhecido com a Medalha Tiradentes, maior honraria concedida pela Polícia Civil do RS.
Entre as autoridades presentes, estiveram o prefeito de Porto Alegre, Sebastião Melo, o procurador-geral de Justiça, Alexandre Saltz, o secretário de Segurança Pública, Sandro Caron, os deputados estaduais Capitão Martim e Delegada Nadine, a presidente da Câmara de Vereadores de Porto Alegre, vereadora Comandante Nádia, o comandante-geral da Brigada Militar, coronel Cláudio dos Santos Feoli, o subcomandante-geral, coronel Douglas da Rosa Soares, e o chefe do Estado-Maior, coronel Luigi Gustavo Soares Pereira. A Diretoria e Superintendência da CDL POA novamente prestigiou o evento.
