CDL POA: Praça Osvaldo Cruz é entregue à população de Porto Alegre

Cerimônia contou com a presença de autoridades que destacaram a importância do Centro Histórico para os porto-alegrenses

Na manhã desta quinta-feira, 30 de junho, a CDL POA realizou a cerimônia de inauguração da Praça Osvaldo Cruz.  A Entidade, que também cuidará da manutenção do local por cinco anos, realizou importantes reparos e intervenções arquitetônicas que propiciam melhorias na circulação, na segurança e na utilização do espaço. O público do evento teve a oportunidade de se vacinar contra a gripe, na tenda da Secretaria Municipal de Saúde. E, para marcar o clima de celebração, teve a distribuição de pipoca e música ao vivo. 

O evento contou com a presença do prefeito em exercício de Porto Alegre, Ricardo Gomes; do presidente da Câmara Municipal de Porto Alegre, Idenir Cecchim; do vereador Cezar Schirmer; do secretário municipal de Cultura, Gunter Axt; do secretário municipal da Fazenda, Rodrigo Fantinel; e do secretário-adjunto de Serviços Urbanos, Vitorino Baseggio; Representando a Secretaria de Parceiras, o diretor Pedro Meneguzzi; do diretor das Áreas Verdes da secretaria municipal do Meio Ambiente, Alex Souza; da gerente dos prefeitos de praças, Regina Machado. Também estiveram presentes o representante da Academia Rio-Grandense de Medicina, Luiz Augusto Pereira, neto do médico Manoel José Pereira Filho, que doou o busto de Oswaldo Cruz, em 1928, e do presidente da Associação de Moradores do Centro Histórico, João Hélbio Carpes Antunes. 

O Conselho Deliberativo da CDL POA foi representado pelo empresário Vilson Noer, ex-presidente da CDL POA; e a Diretoria da Entidade esteve representada pela arquiteta Ana Cláudia Bestetti, que esteve à frente do projeto e execução da obra. Ao abrir o evento, o presidente da CDL POA, Irio Piva, lembrou que a Praça Osvaldo Cruz, uma das menores de Porto Alegre, não estava em bom estado de conservação, de limpeza e nem de estrutura. “Queremos um ambiente melhor de convívio, não apenas para a CDL POA, que fica aqui ao lado, mas para todos que vivem, trabalham e transitam nesta região. Acreditamos na nossa cidade, e a CDL POA tem participado de inúmeras iniciativas, junto à prefeitura, com o objetivo de melhorar a vida dos porto-alegrenses, dos empresários varejistas e da sociedade”, destacou o presidente.

O prefeito em exercício, Ricardo Gomes, destacou a importância das parcerias com o setor privado para a recuperação dos espaços da cidade. “O prefeito Sebastião Melo prioriza a recuperação do Centro Histórico, por se tratar do bairro por onde circulam todos os porto-alegrenses. É um local com lindos monumentos e construções que contam a história da nossa cidade”. Gomes aproveitou a oportunidade para reforçar a campanha da prefeitura “A gente faz, a gente cuida” e agradecer o apoio e a contribuição da CDL POA, pedindo à população que zele bem pelo espaço.

Idenir Cecchim,  presidente da Câmara Municipal de Porto Alegre, ressaltou a importância da contribuição  da CDL POA  para a cidade. “Há 20 anos, esta praça era cercada por grades que impediam o acesso das pessoas. A parceria da CDL POA com a cidade vem de muitos anos, se a Prefeitura tivesse que executar a obra, a entrega não seria nesta gestão”, descascou Chechim, que ainda lembrou da preocupação que o empresário Alécio Ughini, falecido neste ano, tinha com a praça. A última unidade da Lojas Ughini a fechar fica ao lado da Praça Osvaldo Cruz. 

Quem passar pela Praça notará a diferença. Desde a reposição das pedras portuguesas originais na área central e a recolocação de basalto, até a instalação de decks em diferentes níveis para que os frequentadores possam aproveitar as sombras em torno das árvores. Canteiros ajardinados, floreiras, lixeiras, postes de iluminação fotovoltaica e bicicletário também integram a lista de melhorias. 

A CDL POA atua para defender, conscientizar, orientar e instrumentalizar suas associadas e seus parceiros,  lidera a Rede de Entidades Parceiras, constituída por 150 entidades no interior do Rio Grande do Sul e oferece serviços para mais de 30 mil empresas no Estado. A rede disponibiliza, ainda, ao mercado empreendedor e à população o Serviço Central de Proteção ao Crédito (SCPC), que utiliza a expertise da Boa Vista, empresa de inteligência de dados.  

Data

30 junho 2022

Compartilhe